Vamos

Universidade Popular de Coimbra promove debate em torno de alternativas ao modelo de crescimento contínuo

Notícias de Coimbra | 3 horas atrás em 21-05-2025

A Universidade Popular de Coimbra promove, no próximo dia 24 de maio, pelas 14:30, uma reflexão sobre os limites do crescimento económico e as possibilidades de um modelo mais sustentável e inclusivo.

A iniciativa “Menos é mais: da economia do crescimento à economia do bem-estar” é composta por três palestras e um debate – que serão realizados no Auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra – abertos a todos, em que vão ser abordados o decrescimento, o património comum da humanidade e a necessidade de reorientar a economia para o desenvolvimento social.

Os oradores serão Carlos Antunes (com o tema “(De)Crescimento da Economia: Consequências, Desafios, Soluções”), Sara Moreno Pires (“Da tragédia dos comuns a um Património Comum da Humanidade: construção de uma utopia regenerativa”) e Miguel Viegas (“Romper com a ditadura dos números em prol do desenvolvimento social”), cabendo a Vera Ferreira moderar o momento final de diálogo aberto.

PUBLICIDADE

Ao apresentar este programa, a Universidade Popular de Coimbra pretende contribuir para o questionamento do modelo económico baseado no crescimento contínuo, ajudar a repensar a economia para além dos imperativos do PIB e identificar alternativas para promover o bem-estar coletivo sem comprometer os recursos do planeta.

Esta é mais uma atividade da Universidade Popular de Coimbra, uma secção do Ateneu de Coimbra empenhada em promover o conhecimento e a formação nos domínios cultural, científico e técnico. Trata-se de um projeto que pretende contribuir para a divulgação do saber, consciente do papel central que a cultura e a reflexão crítica assumem nas sociedades contemporâneas.

Para a criação da Universidade Popular de Coimbra, o Ateneu de Coimbra tem como alicerces a sua própria história e as provas dadas em matéria de cultura, tanto de resistência como de celebração, sempre em íntima ligação com a sociedade. Mais informação pode ser obtida no site da Universidade Popular de Coimbra.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE