Cidade

Universidade e Águas de Coimbra querem reduzir inundações e cheias na cidade

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 08-07-2015

A Universidade e a Águas de Coimbra integram um Consórcio Europeu para reduzir inundações e cheias urbanas, que vai ser apresentado amanhã na Faculdade de Ciências e Tecnologia.

PUBLICIDADE

Com um financiamento de 2,5 milhões de euros, o projeto CENTAUR (Cost Effective Neural Technique for Alleviation of Urban Flood Risk), integra equipas da Universidade de Coimbra (UC) e Águas de Coimbra (AC) que participam neste consórcio Europeu, liderado pela Universidade de Sheffield, Reino Unido, no âmbito dos projetos do programa Horizonte 2020 – “WATER INNOVATION: BOOSTING ITS VALUE FOR EUROPE”.

O projeto, com a duração de três anos, vai criar «uma abordagem inovadora para controlo em tempo real (RTC) de redes de drenagem de águas pluviais com o objetivo de reduzir o risco de inundações e cheias em áreas urbanas. Será desenvolvido um sistema de baixo custo, descentralizado e autónomo e será instalado, testado e demonstrado em Coimbra, nas redes de drenagem das Águas de Coimbra», adianta o investigador da FCTUC, Alfeu Sá Marques.

PUBLICIDADE

Pedro Coimbra, Presidente do Conselho de Administração da Águas de Coimbra, refere que «este é um projeto de grande importância para Coimbra, que envolve um conjunto relevante de parceiros, incluindo a UC».

Este projeto enquadra-se no programa Horizonte 2020, que é o maior instrumento da Comunidade Europeia especificamente orientado para o apoio à investigação e o apoio financeiro é concedido na base de concursos em competição e mediante um processo independente de avaliação das propostas apresentadas, com taxas de sucesso das candidaturas inferiores a 10%.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE