Coimbra

Universidade de Lisboa atribui Doutoramento Honoris Causa a Manuel Alegre

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 24-09-2018

 

PUBLICIDADE

 A Universidade de Lisboa, sob proposta da Faculdade de Letras, vai atribuir o grau de Doutor Honoris Causa ao poeta Manuel Alegre, no próximo dia 02 de outubro, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.

PUBLICIDADE

Segundo um comunicado da Universidade, hoje divulgado, “a atribuição do grau é fundamentada com o reconhecimento do papel da poesia de Alegre, que se constitui um marco do que de melhor o género lírico em Portugal apresenta desde a década de sessenta de novecentos até ao presente”.

Na fundamentação apresentada para a atribuição do grau de Doutor Honoris Causa a Manuel Alegre é ainda referido que os núcleos temáticos centrais da sua obra constituem “um húmus que fundamenta a memória portuguesa, mas também universal, de uma obra literária que luta contra o apagamento da História e da questionação interior do sentido mais depurado do Homem”.

PUBLICIDADE

publicidade

“A prosa de Manuel Alegre, pela reflexão sobre temas que levanta na sociedade portuguesa, nomeadamente a formação da autoconsciência, a experiência da Guerra Colonial e do exílio ou a luta contra a ditadura, são também referenciados para a atribuição do prémio, assim como a sua vasta vida política e capacidade interventiva”, justifica a Universidade.

Na cerimónia de atribuição do grau de Doutor Honoris Causa a Manuel Alegre, o elogio ficará a cargo da Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) Paula Morão, o ator Diogo Dória declamará um excerto da poesia de Manuel Alegre e Cristina Branco marcará presença no momento musical.

Manuel Alegre de Melo Duarte nasceu em 12 de maio de 1936, em Águeda. Estudou em Lisboa, no Porto e na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Dirigente histórico do Partido Socialista desde 1974, foi vice-presidente da Assembleia da República, de 1995 a 2009, e membro do Conselho de Estado.

A sua vasta obra literária, que inclui o romance, o conto, o ensaio, mas sobretudo a poesia, tem sido amplamente difundida e aclamada.

Foram-lhe atribuídos os mais distintos prémios literários, entre outros, o Grande Prémio de Poesia da APE-CTT, o Prémio Pessoa em 1999, o Prémio de Consagração de Carreira da Sociedade Portuguesa de Autores e o Prémio Camões em 2017.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE