Escolas

Universidade de Coimbra vai criar projeto de requalificação da escola José Falcão

Notícias de Coimbra com Lusa | 7 meses atrás em 16-10-2023

 A Universidade de Coimbra (UC) vai ficar responsável pelo projeto de intervenção e de investigação para a reabilitação da Escola Secundária José Falcão, através de um contrato interadministrativo celebrado com a Câmara Municipal, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

A proposta de adjudicação do projeto à UC foi hoje aprovada por unanimidade, em reunião do executivo da Câmara de Coimbra, num contrato que terá um custo para o município de 700 mil euros.

A maior fatia do investimento (574 mil euros) será aplicada entre este ano e em 2025, estando previsto também ser aplicada uma verba anual de 63 mil euros em 2026 e 2027.

PUBLICIDADE

A equipa do projeto da UC será coordenada por João Mendes Ribeiro e Gonçalo Canto Moniz, ambos docentes de arquitetura, num projeto que junta académicos da Universidade de Coimbra de várias áreas, como as ciências da educação, sustentabilidade e diferentes ramos de engenharias.

A proposta contempla atividades de participação com a comunidade escolar para discutir o projeto de arquitetura, nas suas diferentes fases, estando previsto o acompanhamento da obra com a comunidade escolar e com estudantes de arquitetura, refere o município.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo a Câmara de Coimbra, com esta intervenção “vai ser feito um manual de boas práticas de reabilitação de edifícios escolares com história, um seminário sobre a Escola José Falcão, uma conferência internacional sobre critérios de intervenção em edifícios de arquitetura moderna (após a conclusão da obra) e livro sobre a história da obra”.

A comunidade escolar da José Falcão tem reivindicado nos últimos anos a realização de obras urgentes naquele estabelecimento de ensino.

A origem do antigo Liceu de Coimbra, enquanto instituição de ensino da cidade, remonta a 1836, há 180 anos, mas o atual edifício foi construído 100 anos mais tarde, tendo recebido sucessivamente as designações de D. João III e José Falcão.

Em dezembro de 2017, o parlamento requereu ao Governo a reabilitação urgente da Escola José Falcão, tendo aprovado seis projetos de resolução apresentados pelo PSD, PS, Bloco de Esquerda, PCP, CDS-PP e PEV com essa finalidade.

A Escola José Falcão integra a lista das escolas identificadas como prioritárias para a reabilitação, estando classificada como “muito urgente”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE