Coimbra

Universidade de Coimbra tem um novo Capelão. Assume a 15 de outubro

António Alves | 7 meses atrás em 10-10-2023

O Cónego Nuno Santos, atual reitor do Seminário Maior de Coimbra, é o novo capelão da Universidade de Coimbra. A primeira celebração tem lugar às 12:00 de domingo, 15 de outubro, na Capela da instituição de ensino superior.

PUBLICIDADE

A nomeação do Bispo D. Virgílio Antunes teve lugar no passado dia 21 de julho. De acordo com o Decreto Episcopal, o novo responsável irá assumir, também, o cargo de Diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral da Cultura e do Secretariado Diocesano da Pastoral Universitária, “sendo dispensado do ofício de Capelão do Estabelecimento Prisional de Coimbra”.

Em nota enviada ao Notícias de Coimbra, o Cónego Nuno Santos aponta “três dimensões para esta responsabilidade: espiritual, cultural e social”. “Num diálogo aberto entre crentes e não crentes e também numa interação entre as várias religiões e confissões religiosas”, frisou.

PUBLICIDADE

Refira-se que o Cónego Nuno Santos sucede no cargo ao Padre Paulo Simões, o qual foi “dispensado dos atuais ofícios e enviado a estudar Filosofia, na Universidade de Coimbra”.

O novo capelão tem 46 anos e foi ordenado a 1 de julho de 2001. É diretor do Pré-Seminário, membro do Colégio dos Consultores e do Conselho Presbíteral e professor na Universidade Católica Portuguesa. A sua escolha, tal como está previsto no protocolo assinado entre a Diocese de Coimbra e a Universidade de Coimbra, cabe a D. Virgílio Antunes e obrigou à audição prévia do reitor Amílcar Falcão.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE