Universidade

Universidade de Coimbra revoluciona atividade física para autistas com guia inovador lançado no Brasil

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 14-07-2025

Chama-se Guia de Atividade Física para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo e foi criado para apoiar a prática de exercício adaptado no Brasil.

O manual, que contou com a participação da Universidade de Coimbra (UC), pretende orientar profissionais de educação física na avaliação, planeamento e supervisão de atividade física de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo.

Este guia contou com a colaboração do docente da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação da Universidade de Coimbra (FCDEFUC) e investigador do Centro Interdisciplinar de Performance Humana (CIPER) da UC, José Pedro Ferreira. O docente destaca que este manual “nasce depois do doutoramento de Chrystiane Toscano (que é atualmente professora da Universidade Federal de Alagoas) na Universidade de Coimbra, no âmbito do qual produziu e publicou um estudo de protocolo de intervenção com exercício físico para a população brasileira com Transtorno do Espectro do Autismo”, doutoramento que foi orientado por José Pedro Ferreira.

PUBLICIDADE

Esta publicação “oferece orientações que podem ser implementadas em diferentes contextos de intervenção, e para diferentes níveis de transtorno e abrange desde elementos conceituais básicos até instrumentos específicos de apoio à intervenção”, explica o docente da UC. O manual foi desenvolvido por um grupo de trabalho liderado pela Universidade Federal de Alagoas que integrou, além da Universidade de Coimbra, docentes da Universidade do Estado da Bahia, da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade de Pernambuco, numa organização conjunta com a Secretaria Nacional de Paradesporto do Brasil. O manual está disponível aqui.

Guia de Atividade Física para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo foi lançado em Brasília, no início de julho, num evento que contou a presença do Ministro de Estado do Esporte, André Fufuca, e do Secretário Nacional de Paradesporto, Fabio Araujo.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE