Universidade

Universidade de Coimbra reforça liderança como a instituição de ensino superior mais sustentável em Portugal

Notícias de Coimbra | 5 meses atrás em 05-12-2023

A Universidade de Coimbra reforçou a liderança nacional como a instituição de ensino superior que mais contribui para enfrentar os maiores problemas ambientais, sociais e de governação do mundo, de acordo com o prestigiado Quacquarelli Symonds World University Rankings: Sustainability 2024, divulgado hoje (terça-feira, 5 de dezembro).

PUBLICIDADE

A nível mundial, a Universidade de Coimbra ocupa a 181.ª posição e, a nível europeu, a 81.ª posição, num total de 1403 instituições avaliadas, mais 703 que na edição anterior.

“Este reconhecimento é mais um sinal de que a Universidade de Coimbra continua empenhada no seu compromisso para com os desafios atuais que a todos nós dizem respeito. E continuamos a encarar estes resultados como uma parte de um longo caminho a percorrer para atingirmos o objetivo da neutralidade carbónica. Este tem sido um compromisso da Universidade de Coimbra e continuará a ser”, afirma Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

Impacto Ambiental, Impacto Social e Governança são as três categorias que compõem o ranking global QS WUR: Sustainability 2024. E foi na categoria “Impacto Ambiental” que a Universidade de Coimbra alcançou a melhor posição, 180.ª a nível mundial.

Dentro da categoria “Impacto Ambiental”, onde foram avaliados três indicadores, a UC foi considerada a 70.ª melhor universidade do mundo no indicador “Investigação Ambiental”. Para este resultado, contribuiu a existência de projetos dedicados à sustentabilidade ambiental, como a Iniciativa de Energia para a Sustentabilidade (EfS), que congrega docentes de mais de uma dezena de Unidades de Investigação & Desenvolvimento da instituição e que tem como objetivo a transferência de conhecimento para a sociedade.

PUBLICIDADE

publicidade

Já na categoria “Impacto Social”, a Universidade de Coimbra posiciona-se no 229.º lugar a nível mundial, destacando-se no indicador “Intercâmbio de Conhecimento” (110.ª posição), através da participação em inúmeras redes nacionais e internacionais, como o Campus Europeu de Cidades Universitárias – EC2U, uma aliança multicultural e multilingue formada por nove universidades, que tem como objetivo promover o desenvolvimento de um espaço de inovação que permita fluxos de mobilidade livre entre as universidades aderentes e as cidades que lhes estão associadas.

Por fim, na categoria “Governança”, a UC posiciona-se igualmente no top 500 mundial (411.º lugar).

Esta é a segunda edição do Quacquarelli Symonds World University Rankings: Sustainability, que tem como objetivo avaliar a forma como as universidades estão a contribuir para enfrentar os maiores problemas do mundo, nos domínios ambientais, sociais e de governança.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE