Universidade

Universidade de Coimbra reforça cooperação académica e cultural com a Universidade de Macau

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 15-10-2025

A Universidade de Coimbra (UC) e a Universidade de Macau (UM) reforçaram esta semana os seus laços de cooperação académica e científica, que passam a contemplar um programa de atribuição de bolsas para períodos de investigação de estudantes de mestrado e doutoramento da UC em Macau e de congéneres da UM em Coimbra, com o apoio da empresa MGM.

Os novos acordos de colaboração entre as instituições de ensino superior foram celebrados na visita a Macau de uma comitiva da UC liderada pelo Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva.

O programa de bolsas e prémios escolares para estudantes da área do Direito é um dos principais pontos do acordo tripartido entre a Universidade de Coimbra, a Universidade de Macau e a MGM, que compreende também a organização conjunta de eventos académicos como a conferência “Direito Público: Direito Internacional, Direito Constitucional e Direito Administrativo”, que decorreu estas segunda e terça-feira (dias 13 e 14) na Universidade de Macau, reunindo participantes de diferentes países e territórios de língua oficial portuguesa – incluindo os docentes da Faculdade de Direito da UC Jónatas Machado e António Malheiro de Magalhães.

PUBLICIDADE

Também no âmbito desta visita a Macau foi celebrada hoje (quarta-feira, 15), a adesão da Universidade de Macau à Cátedra UNESCO em Diálogo Intercultural em Patrimónios de Influência Portuguesa tutelada pela Universidade de Coimbra, que tem como responsável Walter Rossa, professor do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC. E foi estabelecida uma parceria tendo em vista a criação de uma base de dados digital conjunta da UC e da UM dedicada à obra de Luís de Camões.

“Celebrar um acordo, com o apoio da MGM, que assegura a possibilidade nos próximos quatro anos de estudantes da UC fazerem Mestrados e Doutoramentos na Universidade de Macau e de os estudantes desta fazerem o mesmo em Coimbra não apenas reforça a histórica cooperação entre as nossas Faculdades de Direito como criará condições para que o (espírito do) Direito, de matriz portuguesa, atualmente vigente em Macau se prolongue para além de 2049, altura em que termina o período de transição acordado entre Portugal e a China.

Por outro lado, a parceria na área do património cultural com a Cátedra UNESCO coordenada na UC pelo Professor Doutor Walter Rossa alarga a cooperação entre a UC e a Universidade de Macau e mostra o compromisso inabalável das nossas instituições com os valores de uma organização internacional tão importante para o mundo”, declara o Vice-Reitor João Nuno Calvão da Silva.

A visita da comitiva da UC a Macau, que contemplou ainda um encontro com a Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra na Região Administrativa Especial de Macau, termina amanhã (quinta-feira, 16).

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE