A Universidade de Coimbra (UC) anunciou hoje que vai apresentar ao público, na terça-feira, um quadro com o retrato do Rei D. José I, da autoria do pintor italiano Domenico Duprà, que se julgava perdido ou extraviado.
Numa nota de imprensa enviada à agência Lusa, a UC informou que a apresentação do quadro acontece às 11:00, no Paço das Escolas, ficando em exposição temporária na Sala Amarela.
O quadro ficará “ao lado dos retratos dos outros dirigentes que, com D. José I, protagonizaram a Reforma Pombalina da UC e do ensino universitário nacional: o Marquês de Pombal, Sebastião José de Carvalho e Melo; e o então reitor da UC, o Bispo-Conde D. Francisco de Lemos”.
PUBLICIDADE
“Resgatado pela Universidade de Coimbra, num leilão internacional, o quadro de D. José I é uma raridade que os especialistas em História de Arte há muito consideravam perdida”, lembrou o estabelecimento de ensino superior.
Pintado por Domenico Duprà (pintor régio na corte de D. João V), retrata D. José I (rei de Portugal entre 1750 e 1777) ainda enquanto príncipe, envergando o traje estudantil (hábito talar).
Segundo a UC, a obra – que a própria leiloeira não soubera identificar como um retrato de D. José – foi redescoberta por Diogo Lemos, doutorando em História da Arte na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), professor assistente convidado e investigador do Centro de História, da Sociedade e da Cultura da FLUC.
“Comprovada a sua autenticidade, foi adquirida e restaurada pela UC e vai ser agora apresentada ao público pela primeira vez em séculos”, acrescentou.
A pintura, datada de 1726, vai ficar em exposição temporária até 28 de novembro, na Sala Amarela do Paço das Escolas e integrada no circuito turístico da UC.
Estará acompanhada pelos retratos dos outros dois protagonistas da Reforma Pombalina, que transformou o ensino universitário no último quartel no século XVIII: o retrato do Marquês de Pombal, da autoria de Francisco José Resende (que habitualmente está patente na Sala do Senado), e do Bispo-Conde D. Francisco de Lemos (reitor da UC de 1770 a 1779 e de 1799 a 1821), atribuído ao pintor Inácio da Silva Coelho Valente (que está exposto no gabinete do reitor).
A apresentação da obra vai contar com as intervenções da professora da FLUC, Luísa Trindade, e do reitor da UC, Amílcar Falcão, seguindo-se uma breve conferência sobre o quadro recuperado, que será proferida por Diogo Lemos.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
