Universidade

Universidade de Coimbra recebe programa “Seed Tech Transfer” do consórcio INOVC+

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 20-09-2022

 O programa “Seed Tech Transfer”, integrado nas atividades do consórcio INOVC+: Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro, vai decorrer de 12 de outubro a 30 de novembro, nas Universidades de Coimbra, Aveiro e Beira Interior.

PUBLICIDADE

Segundo os promotores, a iniciativa “visa a transformação de ideias inovadoras que resultam das atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) em novas Empresas de Base Tecnológica (EBT) de sucesso”.

“De 12 de outubro a 30 de novembro, doutorados, doutorandos, docentes e pessoal não docente com vínculo a pelo menos uma entidade parceira do projeto INOVC+, que pretendam desenvolver uma ideia de negócio e/ou que tenham projetos académicos inovadores em fase inicial de desenvolvimento, são desafiados a participar no ‘Seed Tech Transfer’”, referiu a organização, em comunicado hoje divulgado.

PUBLICIDADE

publicidade

A iniciativa “oferece a possibilidade de obter ferramentas e conhecimentos necessários para alavancar a transferência das suas tecnologias e projetos de I&D para o mercado, através de uma metodologia ágil que alia tecnologia, mentoria e investimento”.

“Sendo uma evolução do Programa CEBT – Competências Empreendedoras de Base Tecnológica, premiado pela União Europeia, o Programa ‘Seed Tech Transfer’ visa promover o desenvolvimento e validação de ideias de negócio com base nas tecnologias mais promissoras das Instituições de Ensino Superior (IES) e Centros de Interface Tecnológica (CIT) da Região Centro, capacitando os participantes para a valorização económica dos seus resultados de I&D+I, disponibilizando o acesso a uma rede de mentores para a criação de Networking e oferecendo a oportunidade de apresentar ideias de negócio perante potenciais investidores”.

PUBLICIDADE

O programa do ‘Seed Tech Transfer’, que tem as candidaturas a decorrer, engloba a realização de sete ‘workshops’, que terão lugar nas Universidades de Coimbra, Aveiro e Beira Interior (Covilhã), que serão acompanhados de sessões de mentoria.

O primeiro ‘workshop’ será dinamizado pela Universidade de Coimbra, em formato ‘online’, no dia 12 de outubro, das 14:00 às 17:00, para todos os parceiros, com a temática “Criatividade e Ideia Empresarial”.

“Um conjunto de profissionais com elevada experiência de capacitação e transmissão de conhecimento serão responsáveis pela dinamização destes ‘workshops’ e mentorias, com os quais os participantes poderão obter ‘feedback’ sobre os seus projetos, orientação sobre os próximos passos e, eventualmente, a indicação de pessoas chave a contactar, uma vez que os mentores selecionados dispõem de uma grande rede de contactos”, segundo a fonte.

A apresentação dos projetos será feita na Conferência Internacional INOVC+, a realizar em data a anunciar, na qual marcarão presença investidores, empresários e outros elementos do ecossistema de inovação.

O INOVC+ é um Programa Estratégico Especial de criação de novos produtos e serviços resultantes de atividades de I&D e Inovação para a Região Centro, sendo uma evolução das duas edições anteriores (INOVC e INOVC 2020), abrangendo todo o território da região Centro.

Tem um investimento elegível total de 3,39 milhões de euros, cofinanciado a 85% pelo CENTRO 2020 – Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE