Primeira Página

Universidade de Coimbra recebe financiamento para promover investigação e inovação

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 07-10-2021

O projeto “Investigação & Inovação para Cidades e Cidadãos” (RI4C2 – Research & Innovation For Cities & Citizens) – desenvolvido pela Aliança E2CU (Campus Europeu de Cidades Universitárias), integrada pela Universidade de Coimbra – recebeu um financiamento de dois milhões de euros da Comissão Europeia, no âmbito da linha de financiamento  “Ciência com e para a Sociedade”, para promover políticas comuns de Investigação e Inovação.

PUBLICIDADE

Este projeto tem como objetivo impulsionar as ações e atividades das sete instituições de ensino superior europeias que fazem parte da Aliança EC2U (além da Universidade de Coimbra, as suas congéneres de Poitiers (França), Iasi (Roménia), Salamanca (Espanha), Turku (Finlândia), Pavia (Itália) e Jena (Alemanha)) nos domínios da Investigação e Inovação, de forma a reforçar e promover a inclusão, igualdade de género, diversidade e interseccionalidade.

A Universidade de Coimbra, que participa neste projeto através do Instituto de Investigação Interdisciplinar, está encarregue da tarefa People Empowerment (“empoderamento das pessoas)”, sob liderança da Vice-Reitora para a Investigação, Cláudia Cavadas. “Este projeto desafiante vai permitir o reforço e implementação de uma estratégia e ações de acolhimento e gestão de carreira dos recursos humanos que desenvolvem atividades de investigação, para que todas as universidades do consórcio venham a obter selo de qualidade HRS4R a ser atribuído pela Comissão Europeia”, explica a Vice-Reitora.

PUBLICIDADE

“A equipa da Universidade de Coimbra participa em diversas tarefas, mas terá a seu cargo a análise das necessidades para que as universidades parceiras tomem as medidas a médio prazo para subscrever esta estratégia e obtenção do selo de qualidade HRS4R. A UC será também responsável pela criação do Esquema de Desenvolvimento de Carreira para a comunidades de investigação (estudantes de doutoramento, investigadores e docentes), que integrará numa plataforma digital para que as comunidades científicas das universidades envolvidas tomem decisões informadas, contribuindo para diferentes perspetivas de carreira promovendo a mobilidade intersectorial”, adiciona Cláudia Cavadas.

A contribuição da UC para este projeto passa ainda pela criação de uma Masterclass para a Igualdade de Género em Investigação e Inovação que dará conselhos muito práticos e concretos na implementação de procedimentos e comportamentos de igualdade de género, tanto para a produção científica como para a inovação. A Masterclass estará disponível como um módulo online para que qualquer elemento da comunidade de investigação e inovação da Aliança EC2U possa aceder.

PUBLICIDADE

publicidade

O projeto RI4C2 será apresentado amanhã, das 8h00 às 8h30, numa sessão pública por videoconferência, acessível a partir do endereço https://univ-poitiers.webex.com/univ-poitiers/onstage/g.php?MTID=e15d9ce985907da9e99cde0ee75fa79e6.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE