Universidade

Universidade de Coimbra quer voluntariado responsável (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 12-05-2022

A Universidade de Coimbra (UC) celebrou, esta quinta-feira, protocolos de colaboração com onze instituições do setor social, no âmbito do projeto UC Social,  que visa promover a participação dos estudantes da instituição em atividades de inovação e empreendedorismo social.

PUBLICIDADE

“Este não é só um protocolo. Será muito mais do que isso, aponta ao “desenvolvimento de um voluntariado responsável e comprometido com a sociedade”, frisou a vice-reitora da UC, Cristina Albuquerque.

Realçando que “para além do ensino e da transferência de saber, uma universidade de excelência é também aquela que constrói com as forças vivas da comunidade um conjunto de propostas e de caminhos que nos leva cada vez mais longe”.

PUBLICIDADE

Na sua intervenção, o coordenador de Inovação Social da Universidade de Coimbra, Jorge Figueira, disse que “este é mais um passo na consolidação da estratégia da instituição de ser uma universidade aberta e colaborativa, disponível para aprender com a sociedade, beneficiando dessa comunhão de interesses”.

Foram assinados acordos com as seguintes instituições: Liga Portuguesa Contra o Cancro, Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, Associação Acreditar, Fundação Madre Sacramento, Santa Casa da Misericórdia de Coimbra, Associação Casa da Esquina, Associação CELIUM, Fundação Sophia, Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Coimbra, Associação Cavalo Azul e Assistência Médica Internacional

PUBLICIDADE

publicidade

O projeto UC Social tem como base o estabelecimento de programas de cooperação académica, científica e técnica nas áreas de interesse comum, a parceria em iniciativas sociais desenvolvidas conjuntamente e a organização de atividades formativas da UC que deem resposta às necessidades identificadas pelas instituições do setor social.

Para além disso, será promovido um programa de preparação para o voluntariado, em que estudantes serão capacitados para uma integração mais estável nas diversas entidades sociais, sendo acompanhados durante todo o processo pela Universidade de Coimbra.

Trata-se de um projeto apoiado pela iniciativa Portugal Inovação Social.

Veja os diretos NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE