Universidade

Universidade de Coimbra quer transformar campus da Figueira da Foz num centro de inovação que potencie toda a região (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 20-12-2022

A Universidade de Coimbra (UC) inaugurou, esta terça-feira, o campus da Figueira da Foz, na Quinta das Olaias, que terá uma oferta formativa diferenciada, em áreas como o turismo sustentável e a economia do mar.

PUBLICIDADE

Trata-se, como destacou na cerimónia o reitor da UC, Amílcar Falcão, de “uma porta para o mar”, sendo essa uma das áreas onde a UC pretende apostar, juntamente com o ambiente.

Para Amílcar Falcão, esta inauguração representa a abertura da UC à região. Sublinhou que só com o trabalho e união de todos é possível contribuir para o seu desenvolvimento e combater a preocupante desertificação. O reitor sublinhou que é determinante apostar numa “região metropolitana de Coimbra”, que envolva todos os municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

PUBLICIDADE

A UC pretende transformar este campus num “centro dinamizador de ciência, investigação e inovação”, dando “corpo a várias iniciativas” que contribuam para o dinamismo desta região, como a criação de um centro de investigação das alterações climáticas e de outros projetos ligados à temática do mar e do ambiente.

Para o presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, este é “um dia histórico” para o município. São grandes as expectativas que tem para o futuro e espera que a inauguração deste campus da UC seja determinante para fixar os jovens e também para atrair mais investimento para a Figueira da Foz.

PUBLICIDADE

publicidade

“A Figueira da Foz está muito orgulhosa e cheia de esperança e com enorme vontade de trabalhar para o seu futuro”, disse Santana Lopes, explicando que o campus agora inaugurado vai permitir “o desenvolvimento da cidade como um todo”. Recordou que este projeto resulta do encontro de “duas vontades” e elogiou a “visão, abertura e ousadia” do reitor da UC e da sua equipa.

A sessão inaugural contou ainda com duas conferências, uma sobre “As alterações climáticas e o mar: a tempestade perfeita”, proferida por Miguel Pardal, diretor do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC; e outra sobre “Figueira da Foz: a SEA of POWER for UC”, sobre ciência e território, proferida por Luís Simões Silva, vice-reitor da UC para a Inovação e Empreendedorismo.

Veja os vídeos dos diretos NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE