Universidade

Universidade de Coimbra promove retenção de talento feminino na informática

Notícias de Coimbra com Lusa | 6 meses atrás em 23-10-2023

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai iniciar, na quarta-feira, um programa de incentivo à retenção de talento feminino na área da informática.

PUBLICIDADE

“Esta é a primeira iniciativa a decorrer este ano letivo no âmbito do programa Inspira e destina-se a todos os interessados em usufruir e contribuir para este programa de mentoria”, informa a FCTUC em comunicado enviado à agência Lusa.

Dinamizado pelo Departamento de Engenharia Informática (DEI) da FCTUC, o Inspira é “baseado em mentorias e atividades de suporte ao desenvolvimento das suas trajetórias académicas, proporcionando um espaço de partilha de experiência e consciente das questões de género”.

PUBLICIDADE

Este projeto, segundo Paula Alexandra Silva, professora do DEI, visa “atrair, apoiar e reter mulheres estudantes, investigadoras e docentes na área da informática na FCTUC, através do suporte ao desenvolvimento das suas trajetórias académicas”, bem como “promover um ambiente de investigação e académico mais sensível, reflexivo e consciente das questões de género” e criar “um espaço de partilha de experiências, aquisição de competências e acesso a mentores(as) que facilitem a capacitação e a promoção de boas práticas”.

Para a também investigadora do Centro de Informática e Sistemas, o programa “é essencial para desenvolver competências, permitir o contacto com role models inspiradores, criar rede, identificar oportunidades de carreira e trocar experiências”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Ao motivar raparigas e mulheres a permanecerem na área da informática e incentivando-as a seguir oportunidades e desafios mais ambiciosos, trazemos novo talento para a área da tecnologia, ao mesmo tempo que a enriquecemos com perspetivas diversas e, deste modo, impulsionamos a inovação. Tal beneficia raparigas e mulheres individualmente, como também contribui para que a área se torne mais inclusiva”, defende Paula Alexandra Silva, citada na nota.

Uma aluna do DEI, Francisca Sousa, da organização do Inspira, realça que o projeto “tem o potencial de ajudar a fortalecer as competências, tanto técnicas como interpessoais, das mulheres na área informática, ao estimular a autoconfiança e resiliência”.

Além disso, acrescenta, “contribui para uma maior diversidade, fomentando a inovação e impulsionando mudanças positivas na indústria informática em geral”.

A primeira atividade do Inspira “irá focar-se na apresentação e explicação do programa”, mas também na importância do papel da mentoria neste processo de motivação.

A iniciativa “Inspira DEI: trajetórias de sucesso para mentores(as) e mentorandas”, vai realizar-se na quarta-feira, às 15:30, na sala A5.1 do Departamento de Engenharia Informática da FCTUC.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE