Universidade

Universidade de Coimbra promove reflexão sobre a sustentabilidade na investigação científica

Notícias de Coimbra | 8 meses atrás em 15-09-2023

A Universidade de Coimbra acolhe na sexta-feira, dia 22, o primeiro simpósio da rede GreenLabs Portugal, um evento que tem como objetivo promover a reflexão sobre como mitigar o impacto ambiental da investigação científica sem comprometer o papel vital da ciência e da inovação no progresso da sociedade. A iniciativa decorre a partir das 9h30, no Student Hub da UC.

PUBLICIDADE

A necessidade de implementar “laboratórios verdes”, que optem por práticas sustentáveis de modo a reduzir a sua pegada ecológica, é uma preocupação crescente da comunidade científica. Em 2022 foi lançada a rede Green Labs Portugal, que junta um grupo de centros de investigação nacionais – incluindo o Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (CIBB), um consórcio que reúne o Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) e o Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da UC.

E, agora, a Universidade de Coimbra organiza o primeiro simpósio desta rede nacional (que também integra a Rede Europeia de Laboratórios Sustentáveis (SELs Network), com painéis de discussão sobre os diferentes aspetos do que é um “Green Lab”, os passos para a certificação, a sustentabilidade em ciência e a forma como as empresas se estão a reinventar para prestar serviços e ajudar a promover laboratórios de investigação com menor pegada ecológica.

PUBLICIDADE

A sessão de abertura do evento, pelas 9h30, vai contar – entre outras – com as intervenções do Coordenador do CIBB, Luís Pereira de Almeida, da Pró-Reitora da UC para o Planeamento e a Sustentabilidade, Patrícia Pereira da Silva e do Vice-Reitor da UC para a Investigação, João Ramalho-Santos.

O programa completo do simpósio (todas as sessões em língua inglesa) está disponível aqui.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE