Universidade

Universidade de Coimbra promove demonstração de soluções desenvolvidas no âmbito da gestão de incêndios rurais

Notícias de Coimbra | 6 meses atrás em 31-10-2023

O Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF) da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai apresentar esta sexta-feira, dia 3 de novembro, os resultados do projeto internacional “FirEUrisk”, aplicáveis à zona piloto de Portugal, as Comunidades Intermunicipais (CIM) de Coimbra e Leiria.

PUBLICIDADE

O workshop “FirEUrisk – Evento de Demonstração em Portugal” terá lugar na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro), pelas 9:30, e contará com a presença do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

De acordo com o Professor Domingos Xavier Viegas, diretor do CEIF e coordenador científico do projeto, “serão apresentados diversos produtos, desenvolvidos no âmbito deste projeto, relacionados com a avaliação do risco de incêndio rural, a redução de impactos consequentes e a adaptação aos cenários previstos decorrentes das alterações climáticas. Além disso, serão realizadas demonstrações da aplicação desses produtos ao caso de estudo português, que abrange as áreas das CIM da Região de Leiria e da Região de Coimbra”.

PUBLICIDADE

Deste modo, “os participantes poderão compreender de forma objetiva como essas soluções podem ser implementadas e adaptadas às necessidades específicas desta e de outras regiões. Os diversos produtos serão apresentados e demonstrados pelos principais investigadores, provenientes de diversos países, que coordenaram o respetivo desenvolvimento. Os participantes no evento terão oportunidade de participar ativamente na sessão”, revela o professor.

Domingos Xavier Viegas considera que “os conteúdos apresentados representam uma oportunidade valiosa para aqueles que desejam conhecer as inovações e soluções desenvolvidas no âmbito do projeto “FirEUrisk”, bem como para colaborar com uma rede internacional de especialistas em gestão de incêndios rurais. Trata-se de uma iniciativa relevante para a promoção da resiliência das comunidades expostas a este perigo e da proteção do ambiente natural”, conclui.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta é uma iniciativa coordenada pela ADAI e organizada pelo Consórcio do projeto “FirEUrisk”, que reúne 38 parceiros de todo o mundo. Este projeto, financiado pela União Europeia, foca-se na criação de uma abordagem holística para a gestão de incêndios rurais, em especial dos grandes incêndios, que podem colocar em risco a vida dos cidadãos, abrangendo não apenas as instituições de proteção civil, mas também o setor económico, o poder político e a sociedade em geral.

Para participar no evento remotamente aceder a este link

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE