Universidade

Universidade de Coimbra promove a criação de startups e lidera curso europeu

Notícias de Coimbra | 8 meses atrás em 11-09-2023

Transformar ideias em negócios. É este o mote da primeira edição do programa educativo que a Universidade de Coimbra (UC) vai organizar entre 12 de outubro e 15 de dezembro para estimular o empreendedorismo entre a comunidade académica da instituição.

PUBLICIDADE

O curso “Entrepreneurship: Turning Ideas into Business” faz parte do projeto “HIVE”, que é financiado pelo European Institute of Innovation & Technology (EIT), e está a ser dinamizado por um consórcio de dez instituições de ensino superior na Europa, cabendo à UC a coordenação do programa.

O foco da iniciativa, que tem as inscrições abertas até ao próximo dia 24 de setembro, é apoiar empreendedores a transportar ideias inovadoras do papel para o mercado.

PUBLICIDADE

Este programa de formação abrange, além dos estudantes, pessoal docente e ainda outros funcionários da universidade. O curso vai levar aos participantes competências para desenvolverem um plano de negócio completo e para criarem uma start-up do zero. Durante a formação, os participantes podem submeter uma ideia de negócio à Universidade de Coimbra e ficar aptos a receber mentoria para o desenvolvimento da proposta.

Este curso visa, assim, dar um fôlego ainda maior ao ecossistema de start-ups português, que representa 1,1% do PIB Nacional e que no ano passado levantou 710 milhões de euros. Atualmente, de acordo com a plataforma Dealroom, Portugal tem registadas mais de 2,500 start-ups, que empregam cerca de 31 mil trabalhadores.

PUBLICIDADE

publicidade

Disponível em formato online, o programa vai poder ser realizado ao ritmo específico de cada participante. No desenvolvimento do programa do curso estiveram envolvidos cerca de 30 profissionais – académicos e não académicos – das dez instituições de ensino superior que integram o consórcio do projeto sob a coordenação de quatro docentes da Universidade de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE