Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Universidade

Universidade de Coimbra presta homenagem a Luiz Goes

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 27-03-2014

A Universidade de Coimbra (UC), através da Rede de Antigos Estudantes – Rede UC, com o apoio da Associação de Antigos Estudantes de Coimbra em Lisboa e da Associação Académica de Coimbra, presta homenagem a Luiz Goes: médico, poeta, compositor e cantor, e um dos expoentes máximos da canção de Coimbra, próximo domingo, dia 30 de março.

PUBLICIDADE

O espetáculo “Tributo a Luiz Goes” tem lugar no Teatro Académico Gil Vicente (TAGV), pelas 21 horas, e insere-se na XVI Semana Cultural da Universidade de Coimbra.

Antigo estudante da UC, onde se licenciou em Medicina (em 1958), Luiz Goes exerceu a profissão de médico estomatologista até à sua reforma, em 2003. «Luiz Goes é um dos artistas portugueses mais internacionais de sempre. A sua obra marcará para sempre a cidade de Coimbra, que muito lhe deve. E a Universidade de Coimbra não se esquece disso. O espetáculo ligará a tradição à modernidade, unindo no mesmo palco várias gerações de artistas que retratarão a personalidade e a vida de Luiz Goes, de ontem, de hoje, para Sempre. O Tributo a Luiz Goes será um momento alto para a Universidade e para a Cidade», afirma o Vice-reitor responsável pela Rede UC, Luís Menezes.

PUBLICIDADE

publicidade

A primeira parte inicia-se com a atuação do Coro dos Antigos Orfeonistas da UC, seguindo-se o Grupo de fado “In Illo Tempore” da secção de fado da AAC.

A segunda parte do espetáculo é preenchida com a peça de teatro “Luiz Goes de Ontem e de Hoje”.
Um texto adaptado ao teatro a partir da entrevista de Carlos Carranca a Luiz Goes, publicada no livro intitulado “Luiz Goes de Ontem e de Hoje” e editado pela Universitária Editora, no ano de 1998.

PUBLICIDADE

O espetáculo consiste numa conversa/entrevista, onde essa figura maior da canção de Coimbra vai revelando, incentivado pelo jornalista, algumas facetas da sua vida e da sua personalidade. Em simultâneo, no palco, vai-se desenvolvendo uma série de momentos cénicos – bailado, canto e poesia -, que ilustram o diálogo. O espetáculo encerra com um alegre e contagiante momento musical, onde todos os atores, bailarinos, e músicos, interpretam Cantiga para quem sonha.

Luiz Goes de Ontem e Hoje – Para Sempre
Autor: Carlos Carranca
Coreografia: Helena Vascon
Direção Vocal/ Montagem/ Sonoplastia: Maestro Hugo Neves Reis
Guarda Roupa: TEC (Teatro Experimental de Cascais)
Registo e Edição de Vídeo: Miguel Babo
Elenco: Luiz Goes – Luís Aguiar
Jornalista – Renato Pinto
Luiz Goes (poeta) – Pedro Jorge e Alunos da Escola de Teatro de Cascais.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com