Coimbra

Universidade de Coimbra premeia projetos de Inovação Pedagógica

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 27-04-2021

Com passagem pelas áreas da Inteligência Artificial, dos Estudos Artísticos, do Direito e do Design de Serviços, já são conhecidos os cinco projetos vencedores dos Prémios Santander-UC de Inovação Pedagógica 2020/21, da Universidade de Coimbra (UC). A entrega das distinções, atribuídas com o apoio do Santander Universidades, acontece na quarta-feira (28), a partir das 15h15, integrada na conferência “SER Professor. Um compromisso…” – que decorre na Sala de S. Pedro da Biblioteca Geral da UC, com acesso restrito e transmissão síncrona através da plataforma Zoom.

PUBLICIDADE

“Este evento, no dia em que se celebra o aniversário do Fórum Mundial de Educação, visa valorizar o trabalho dos professores e a sua capacidade de inovar pedagogicamente, refletindo sobre o compromisso, sempre renovado, do que é ‘ser professor’. Um compromisso com cada um de nós, na tarefa fundamental que desempenhamos como docentes, com os nossos estudantes e com a sociedade que ajudamos a construir”, salienta a Vice-Reitora da UC para os Assuntos Académicos, Cristina Albuquerque.

A iniciativa, com a abertura a cargo da Vice-Reitora Cristina Albuquerque, do Diretor-Adjunto da Biblioteca Geral da UC, António Eugénio Maia Amaral, e do Coordenador do Projeto Especial Aprendizagem e Inovação Pedagógica na UC, Jorge Miguel Figueira, inclui uma mesa-redonda e um debate sobre os grandes desafios que se colocam à missão de ensinar (com a participação do professor António Dias de Figueiredo e do estudante Luís Coimbra) e uma conferência sobre inovação pedagógica e reinvenção do futuro proferida por Dale Johnson, Diretor de Inovação da Arizona State University. A intervenção de encerramento, pelas 18h15, será proferida pelo Reitor da UC, Amílcar Falcão.

PUBLICIDADE

Os projetos vencedores do Prémio Santander-UC de Inovação Pedagógica 2020/21 são “AAI4all”, de Luís Macedo, na área da lecionação de Inteligência Artificial, recorrendo a um modelo de ensino inovador, fortemente entrelaçado com a investigação científica, centrado no aluno, dirigido pela sua curiosidade, e edificado sobre sólidas camadas de liberdade, flexibilidade e personalização dos caminhos de aprendizagem face à diversidade de estilos de aprendizagem.

O projeto “Unir o Conhecimento na UC”, de Mário Montenegro e colaboradores, uma Oficina de Teatro que estimula o processo criativo dos alunos através do acompanhamento de projetos de investigação em neurociências (sobre temas como as doenças de Machado-Joseph, Alzheimer ou Apneia do Sono).

PUBLICIDADE

publicidade

“Happy@UC – UC Campus Happiness Program”, de Verónica Quitalo e equipa, uma experiência inovadora de colocar a aula em “pausa” para “5/10 min de Reboot time” em momentos de maior desconcentração e/ou cansaço dos estudantes, recorrendo a técnicas validadas de respiração, mindfulness e relaxamento, para aumentar a energia e recuperar o estado de atenção.

“Histórias a Direito”, de Rui Caria e equipa, uma nova experiência de aprendizagem através de um canal no Youtube onde são disponibilizados aos alunos vídeos de docentes a ler breves trechos de obras literárias de importância relevante para o direito, promovendo-se, posteriormente, a discussão das ideias da obra através de reuniões Zoom.

E o projeto “DÁ SAÚDE”, de Paula Alexandra Silva, um modelo de aprendizagem baseada em equipa, que promove a reflexão, o pensamento crítico e o trabalho coletivo, com o objetivo de usar o Design na transformação dos serviços e cuidados de saúde.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE