Universidade

Universidade de Coimbra premeia ideias inovadoras para resolver problemas na área da saúde

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 04-11-2022

Grupos de estudantes de ensino superior vão desenvolver ideias inovadoras para solucionarem problemas reais na área da saúde, no âmbito do Cantanhede Innovation Days, na próxima semana, 7 e 11 de novembro.

PUBLICIDADE

“Como ocupar/entreter jovens pacientes hospitalizados com sérias limitações motoras, sensoriais e cognitivo-comportamentais?”, “Como melhorar a comunicação com pacientes idosos com problemas de visão e/ou audição?”, “Como reduzir os níveis de stress dos profissionais de saúde e melhorar as estratégias de recuperação?”: estes são alguns dos desafios que os estudantes vão tentar resolver.

A ideia vencedora desta iniciativa, organizada pela Universidade de Coimbra, no âmbito do programa europeu EIT Health, será anunciada na sexta-feira, 11 de novembro, pelas 16:50, numa sessão no auditório do edifício-sede do Biocant .

PUBLICIDADE

Esta primeira edição do Cantanhede Innovation Days – organizada pela unidade R&D International Networks da Universidade de Coimbra, em parceria com o Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC, o Biocant Park, o Hospital Arcebispo João Crisóstomo e o Hospital Rovisco Pais – segue o mesmo modelo do Coimbra Innovation Days realizado nos últimos anos: os participantes (investigadores e estudantes de ensino superior) vão tentar resolver, em trabalho de equipa, desafios reais propostos por entidades do setor da saúde. A equipa vencedora será premiada com 500 euros e a possibilidade de competir na final do evento internacional Innovation Days – que está a decorrer em simultâneo em outros 21 parceiros europeus, no âmbito da rede internacional EIT Health.

Além de permitir a estudantes e investigadores passarem da teoria à prática, contactando com problemas reais da área da saúde e experimentando a novas metodologias de design thinking, a iniciativa Cantanhede Innovation Days permite aos participantes partilharem experiências com colegas de outros países (aderindo à EIT Health Alumni Network) e desenvolverem soft skills fundamentais para as suas carreiras futuras.

PUBLICIDADE

publicidade

A sessão final do Cantanhede Innovation Days decorre a partir das 14:00 de sexta-feira, 11 de novembro, com as apresentações pitch das ideias de cada equipa participantes. A entrega do prémio à equipa vencedora acontece pelas 16:50, com a presença das Vice-Reitoras da UC para a Investigação e o 3.º Ciclo, Cláudia Cavadas, e para os Assuntos Académicos e Atratividade de estudantes pré-graduados, Cristina Albuquerque.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE