Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Educação

Universidade de Coimbra manifesta “profundo pesar” pela morte de Jorge Sampaio

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 10-09-2021

A Universidade de Coimbra manifestou hoje “profundo pesar” pela morte do antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que era doutor ‘honoris causa’ da instituição desde 2010.

PUBLICIDADE

“Portugal perdeu esta sexta-feira um nome maior da sua história coletiva: uma referência democrática e humanista que sempre ousou fazer a diferença, das justas lutas estudantis dos anos 60 ao trabalho meritório para oferecer oportunidades académicas a jovens refugiados”, afirmou o reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, citado pela instituição.

Na nota de imprensa, o responsável da UC recordou que Jorge Sampaio “dedicou a sua vida à causa pública e à defesa do bem comum”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Em meu nome e da Universidade de Coimbra só posso prestar-lhe tributo, no momento em que o país se despede dele”, acrescentou Amílcar Falcão.

Jorge Sampaio recebeu o doutoramento ‘honoris causa’ da UC em Direito, a 24 de janeiro de 2010.

PUBLICIDADE

O antigo Presidente da República morreu hoje aos 81 anos, no hospital de Santa Cruz, em Lisboa.

Antes do 25 de Abril de 1974, foi um dos protagonistas da crise académica do princípio dos anos 60, que gerou um longo e generalizado movimento de contestação estudantil ao Estado Novo, tendo, como advogado, defendido presos políticos durante a ditadura.

Jorge Sampaio foi secretário-geral do PS (1989-1992), presidente da Câmara Municipal de Lisboa (1990-1995) e Presidente da República (1996 e 2006).

Após a passagem pela Presidência da República, foi nomeado em 2006 pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas enviado especial para a Luta contra a Tuberculose e, entre 2007 e 2013, foi alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações.

Atualmente presidia à Plataforma Global para os Estudantes Sírios, fundada por si em 2013 com o objetivo de contribuir para dar resposta à emergência académica que o conflito na Síria criara, deixando milhares de jovens sem acesso à educação.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com