Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Universidade

Universidade de Coimbra lidera projeto para combater a obesidade e promover a saúde

Notícias de Coimbra | 9 meses atrás em 23-05-2023

O projeto “PAS GRAS: redução de riscos metabólicos, determinantes ambientais e comportamentais da obesidade em crianças, adolescentes e jovens adultos”, liderado pelo investigador e vice-presidente do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC), Paulo Oliveira, acaba de receber 9,5 milhões de euros do Horizonte Europa. O “PAS GRAS” envolve parceiros de 8 países europeus e tem como propósito desenvolver, ao longo de cinco anos, estratégias interdisciplinares de investigação e inovação capazes de mudar o paradigma da prevenção e do tratamento da obesidade, fornecendo soluções práticas para uma vida saudável na sociedade contemporânea.

PUBLICIDADE

A investigação vai clarificar o papel do estilo de vida, saúde mental, fatores familiares, socioeconómicos e do ambiente no desenvolvimento da obesidade, e a sua interação com as características genéticas e metabólicas de cada indivíduo. Com base numa análise integrada dos múltiplos parâmetros vai ser possível elaborar uma avaliação personalizada e robusta do risco acrescido de sofrer de obesidade e complicações associadas, que incluem, por exemplo, problemas cardiovasculares. O estudo vai ter como públicos-alvo crianças (3-9 anos), adolescentes (10-18 anos), jovens adultos (19-25 anos), e respetivas famílias, com excesso de peso ou obesidade. Paralelamente, o projeto vai estudar mecanismos celulares e moleculares subjacentes ao efeito protetor de componentes da dieta mediterrânica e atividade física. Além disso, vai criar uma campanha internacional que visa o aumento da literacia em saúde e a sensibilização da sociedade para os riscos da obesidade. 

«O PAS GRAS vai preencher lacunas críticas no diagnóstico e prognóstico da obesidade e proporcionar um conjunto de ferramentas inovadoras e medidas que possam contribuir para adotar e manter escolhas de estilo de vida que contrariem o excesso de peso/obesidade», explica o líder do projeto. Paulo Oliveira acrescenta ainda que «o PAS GRAS é um dos 6 projetos financiados ao nível Europeu. O projeto tem uma equipa única, contando não só com o envolvimento de cidadãos, investigadores, profissionais de saúde e empreendedores, mas também com autarquias, e autoridades nacionais e internacionais, para que juntos possamos reduzir de forma irreversível a curva da obesidade, especialmente as populações mais jovens».

O projeto “PAS GRAS” é coordenado pelo consórcio Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (CIBB), que é formado pelo CNC-UC, pelo Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) e pelo Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra (CEISUC).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com