Cidade

Universidade de Coimbra lidera mais um ranking!

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 22-05-2015

A Universidade de Coimbra (UC) afirma que continua a reforçar a sua colaboração com a indústria, com o objetivo de promover ativamente o desenvolvimento regional e nacional, contribuindo para o posicionamento da Região Centro como uma das mais inovadoras da Europa.

PUBLICIDADE

Neste contexto, a UC foi considerada a universidade portuguesa que produz mais publicações científicas em conjunto com parceiros da indústria.

Estas publicações científicas, integradas em revistas mundialmente conceituadas, resultam das parcerias que a UC estabelece com a indústria ao nível dos projetos de investigação, que resultam muitas vezes na valorização comercial do conhecimento produzido.

PUBLICIDADE

Estes resultados, divulgados no contexto do ranking universitário internacional Leiden, são muito promissores quanto às oportunidades que se perspetivam para o posicionamento da região na obtenção de financiamento competitivo no quadro do Horizonte 2020 e Portugal 2020.

O ranking universitário internacional Leiden classifica as instituições de acordo com o seu desempenho científico, recorrendo a indicadores bibliométricos, e classifica as universidades quanto ao impacto das publicações científicas e colaborações estabelecidas com outras instituições. A edição de 2015 é baseada nas estatísticas bibliométricas do período compreendido entre 2010 e 2013.

PUBLICIDADE

publicidade

As publicações científicas constituem uma evidência da cooperação com a indústria através de projetos financiados por diversas entidades: Agência de Inovação, S.A. (ADI), Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, Comissão Europeia (7ª Programa Quadro, Horizonte 2020, Fundo do Carvão e do Aço).

A Universidade de Coimbra registou um financiamento plurianual crescente, no período 2011 a 2013, atingindo em 2013 mais de seis milhões de euros de orçamento em projetos com a indústria.

Relativamente a 2014 o conjunto de candidaturas já negociadas permite apurar um financiamento plurianal de dois milhões e quatrocentos mil euros, dos quais, dois milhões de euros resultam de financiamento atribuído pelo atual programa quadro, o Horizonte 2020.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE