Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Universidade de Coimbra lança projeto piloto de cedência de bicicletas

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 04-04-2019

A Universidade de Coimbra (UC) vai lançar o projeto-piloto “Ucicletas”, uma iniciativa de cedência temporária de bicicletas, que neste semestre estará em experiência na Faculdade de Desporto e que no próximo ano letivo deverá abranger toda a comunidade.

PUBLICIDADE

A experiência, criada pelo Gabinete de Desporto da UC, em parceria com a Faculdade de Desporto e com o núcleo de estudantes, vai arrancar neste mês com a utilização de 20 bicicletas que a universidade “tinha paradas”, disse à agência Lusa o coordenador do gabinete, Mário Santos.

PUBLICIDADE

publicidade

Ao contrário dos sistemas de partilha, neste projeto, as bicicletas serão cedidas durante um semestre a membros da Faculdade de Desporto, com o compromisso de as utilizarem diariamente e reportarem os quilómetros realizados à organização do projeto, esclareceu Mário Santos.

Para além do reporte dos quilómetros realizados, serão feitas algumas medições nos participantes, como a massa gorda ou o batimento cardíaco, cujos dados serão depois tratados pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física para analisar a evolução e os efeitos positivos da utilização da bicicleta como meio de transporte quotidiano, referiu.

PUBLICIDADE

As candidaturas poderão ser feitas até dia 12 (em http://www.uc.pt/gduc/UCicletas).

Segundo Mário Santos, esta será apenas uma pequena experiência para que depois, no próximo ano letivo, o programa de cedência temporária de bicicletas seja alargado a toda a comunidade, com muitas mais bicicletas do que aquelas que estão agora disponíveis.

“Os estudantes estão recetivos. No caso da Faculdade de Desporto e do Polo II, as deslocações que fazem são em percursos planos. Mas estamos também a equacionar a hipótese de ter bicicletas com apoio elétrico para o Polo I e Polo III”, salientou.

O projeto conta ainda com uma colaboração com a Federação de Ciclismo, sendo que será criada uma “mini-estação dentro do Estádio Universitário para fazer revisões básicas das bicicletas”.

“Este projeto tem um potencial muito grande e gostávamos que a bicicleta fosse um meio de transporte que os estudantes utilizassem”, disse Mário Santos, acrescentando que, com o alargamento da iniciativa para o próximo ano, a cedência temporária das bicicletas será não para um semestre mas para todo o ano letivo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com