Educação

Universidade de Coimbra lança iniciativa interdisciplinar na área do Espaço

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 01-07-2021

A Universidade de Coimbra (UC) lançou a iniciativa ’UC.Space’ de modo a resolver desafios como a compreensão das dinâmicas climáticas e pressão sobre os ecossistemas, a meteorologia espacial ou habitabilidade em Marte, anunciou hoje a instituição.

PUBLICIDADE

A iniciativa lançada pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (IIIUC) junta investigadores de diferentes áreas científicas.

A “UC.Space” pretende “potenciar uma estratégia colaborativa no universo UC, de modo a contribuir para o desenvolvimento de investigação inter e transdisciplinar de excelência na área do Espaço Sideral e Observação da Terra”, refere a UC, numa nota de imprensa enviada à agência Lusa.

PUBLICIDADE

“Pretende-se que a iniciativa UC.Space constitua uma forma agregadora, colaborativa e eficiente, com ligações a instituições de investigação de referência nacionais e internacionais, e ainda a outras entidades, nomeadamente com a Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space), ESA, NASA, entre outras, capaz de potenciar a investigação da UC na área do Espaço”, afirma, citado na nota de imprensa, a diretora do IIIUC e vice-reitora para a área da investigação, Cláudia Cavadas.

O estudo incide em quatro áreas de investigação, a ’Observação da Terra’, ’Espaço’, ’Tecnologias e Instrumentação e Gestão’ e ainda ’Ética e Sustentabilidade’.

PUBLICIDADE

publicidade

A área ’Observação da Terra’ centra-se na “exploração de dados de observação da Terra para fins científicos (ecologia, geociências, arqueologia, etc.) e operacionais”.

Na área do ’Espaço’ é explorada a astronomia e a astrofísica, as ciências planetárias, origem e evolução do Universo, entre outras.

A aposta no desenvolvimento de parcerias interdisciplinares focadas no avanço da exploração espacial e utilização e materiais e conhecimento para benefício da vida na Terra é feita pelo grupo ’Tecnologias e Instrumentação e Gestão’.

“A área de ’Gestão, Ética e Sustentabilidade’ tem como objetivo desenvolver investigação que ajude a compreender e contribuir para uma gestão ética e sustentável do conhecimento e utilização do espaço, dos dados gerados e recursos aplicados neste domínio”, explica a nota de imprensa.

A iniciativa UC.Space vai ser apresentada numa sessão ‘online’ aberta a todos, na segunda-feira, a partir das 15:00.

O programa do evento está disponível neste website. A inscrição para participar pode ser feita neste formulário.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE