Universidade

Universidade de Coimbra inicia empreitada de reabilitação e conservação da Biblioteca Joanina

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 08-02-2023

Iniciou-se esta semana uma empreitada de reabilitação e conservação da Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra (UC). A obra, orçamentada em mais de um milhão de euros, incide sobre a cobertura e as fachadas do edifício mais emblemático do Património Mundial da UC.

PUBLICIDADE

Promovida no âmbito da estratégia de preservação, beneficiação e salvaguarda do património histórico edificado da Universidade de Coimbra, que tem implicado desde 2020 o lançamento de várias obras de recuperação e conservação dos edifícios do Paço das Escolas, a empreitada na Biblioteca Joanina abrange a reabilitação de cobertura, fachadas (com exceção da fachada principal, recentemente intervencionada) e caixilharias do edifício.

A recuperação da cobertura – incluindo reforços estruturais pontuais, nas entregas das linhas nas paredes de alvenaria e nos frechais – visa reforçar e proteger no extradorso do teto pintado, no sentido de conferir maior estabilidade ao conjunto.

PUBLICIDADE

Nas fachadas pretende-se recuperar o reboco, substituindo apenas a massa de esboço por outra de caraterísticas mais compatíveis com as paredes de alvenaria de pedra, mantendo-se a cor branca. A eliminação de zonas de reboco em desagregação, fissuras e fraturas contribuirá para a proteção da parede de alvenaria e para a preservação do interior do edifício.

Nas caixilharias, vão ser feitas reparações e substituições, sempre que necessário, com o mesmo tipo de materiais, com controle de estabilização higrométrico.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta empreitada, que deverá ficar concluída no primeiro trimestre de 2024, será complementada com intervenções de melhoria do circuito elétrico e das condições de acessibilidade ao edifício.

Durante a obra, como em outras empreitadas recentes no Paço das Escolas, será instalada uma cobertura provisória, para proteção suplementar do edificado.

“Ter a cargo um Bem como a Biblioteca Joanina é uma grande honra, mas também uma imensa responsabilidade a que procuramos sempre dar resposta da melhor forma. Isso implica investir permanentemente na reabilitação e conservação do edifício, como fazemos na empreitada agora lançada e em outras iniciativas de preservação do espaço e do seu espólio que continuaremos a promover”, afirma o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

Obra-prima do barroco português e uma das mais belas bibliotecas a nível mundial, a Casa da Livraria foi edificada (entre 1717 e 1728) sob o patrocínio de D. João V – adotando a designação de Biblioteca Joanina em homenagem ao seu patrono.

Concebida como um espaço nobre de armazenamento e partilha dos conhecimentos recebidos dos quatro cantos do mundo, a Biblioteca Joanina conserva hoje um riquíssimo espólio de cerca de 58 mil livros (maioritariamente editados entre o início do século XVI e o final do século XVIII).

Além de ser um dos ex-libris turísticos da Universidade de Coimbra, visitado anualmente por cerca de 500 mil pessoas, a Joanina é também uma biblioteca viva: a generalidade do seu acervo está disponível para ser consultada (por investigadores e demais interessados), através de uma requisição específica, na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE