Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Universidade

Universidade de Coimbra inaugura biblioteca inclusiva para pessoas com dificuldades visuais e neuromotoras

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 02-12-2021

A Universidade de Coimbra (UC) vai inaugurar amanhã (sexta-feira, 3), pelas 11h00, uma biblioteca inclusiva para pessoas com dificuldades visuais e neuromotoras. O conjunto de equipamentos e soluções tecnológicas, cedido pela Fundação Altice e que visam a inclusão de estudantes com necessidades educativas específicas, está instalado na Biblioteca Geral da UC.

PUBLICIDADE

Inaugurada em pleno Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro), esta sala inclusiva, pioneira nas bibliotecas das instituições de ensino superior nacionais, oferece várias soluções para pessoas cegas ou com baixa visão (como lupas digitais portáteis, softwares de ampliação, contraste de cores e voz sintetizada e leitores de ecrã que convertem o texto em voz). E também contém várias ferramentas para pessoas com limitações neuromotoras (como uma câmara eyetracker, que permite operar um computador através do movimento dos olhos, e um software que possibilita aceder ao computador de forma indireta, como alternativa à interação teclado/rato, comunicar através da voz sintetizada do equipamento e controlar outros aparelhos).

“Esta é mais uma ação no sentido da promoção da equidade e da garantia da igualdade de oportunidades, marca d’água da matriz identitária da Universidade de Coimbra. Esperamos que os novos equipamentos possam contribuir para o sucesso da carreira académica dos estudantes que deles necessitem”, afirma o Reitor da UC, Amílcar Falcão

PUBLICIDADE

publicidade

“A Fundação Altice tem no seu ADN a tecnologia com grande enfoque na área da acessibilidade digital, pelo que este espaço na Biblioteca Geral é uma iniciativa de enorme relevo na promoção da Inclusão de estudantes com necessidades educativas específicas. O desenvolvimento de projetos de inclusão digital e de investigação de novas soluções inclusivas, é um trabalho com continuidade por duas instituições que partilham os mesmos valores”, refere, por sua vez, a Diretora da Fundação Altice, Ana Estelita.

Os equipamentos da biblioteca inclusiva vão ser inaugurados pelas 11h00, no espaço multimédia da Sala de Leitura da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), numa sessão – de acesso restrito, mas aberto à comunicação social – com as intervenções do Diretor da BGUC, João Gouveia Monteiro, e da Diretora da Fundação Altice, Ana Estelita.

PUBLICIDADE

À inauguração, segue-se – a partir das 11h30 – a conferência “UC 4 All”, com a intervenções do estudante Bernardo Alexandre Lopes, Presidente da Pró-Secção de Boccia da Associação Académica de Coimbra, e de Maria de Belém Roseira, Conselheira da Fundação Altice e antiga Ministra da Saúde e Ministra para a Igualdade. A palestra – aberta a toda a comunidade – decorre na Sala de São Pedro da BGUC, com abertura a cargo da Vice-Reitora da UC para os Assuntos Académicos e Atratividade de estudantes pré-graduados, Cristina Albuquerque, e encerramento pelo Reitor da UC, Amílcar Falcão.

A partir das 15h00, a Sala de São Pedro da BGUC recebe outra iniciativa associada ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: a mesa-redonda “À conversa… sobre Recrutamento e Inclusividade”, com a participação de representantes do Instituto do Emprego e Formação Profissional, da Critical Software, do El Corte Inglés, da Randstad e do Santander, sob moderação da Vice-Reitora Cristina Albuquerque. Este debate, particularmente dirigido a estudantes com necessidades específicas, encerra a programação dos “Dias da Empregabilidade” da Universidade de Coimbra, um evento único e diferenciador focado nas saídas profissionais e na preparação do futuro da comunidade estudantil, que está a decorrer desde 22 de novembro, incluindo workshops, palestras motivacionais, job talks e espaços de networking com entidades empregadoras.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com