Educação

Universidade de Coimbra formaliza parcerias com Cabo Verde

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 07-10-2021

Três parcerias assinadas com instituições cabo-verdianas e uma reunião de trabalho com o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, abriram perspetivas para muitas outras colaborações futuras revela um a Universidade de Coimbra em comunicado. A visita ao país africano de uma delegação da UC foi encabeçada pelo vice-reitor para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva.

PUBLICIDADE

O vice-reitor da UC reuniu-se ontem com Ulisses Correia e Silva, depois de também se ter encontrado com o ministro da Cultura, Abraão Vicente, e com a secretária de estado do Ensino Superior de Cabo Verde, Eurídice Monteiro. Em cima da mesa estiveram perspetivas futuras de colaboração entre a UC e o país africano de língua oficial portuguesa.

A visita, iniciada terça-feira, 5, e concluída hoje (quinta-feira, 7), incluiu – para além de encontros com a presidente da Biblioteca Nacional de Cabo Verde e com a Direção dos Antigos Estudantes Cabo-Verdianos de Coimbra e de um jantar-convívio de alumni da UC – a celebração de três protocolos da Universidade de Coimbra com a Caixa Económica de Cabo Verde, a Procuradoria-Geral da República de Cabo Verde e a Universidade de Santiago.

PUBLICIDADE

publicidade

A primeira parceria,  um protocolo de colaboração técnico-científica, celebrado com a Caixa Económica de Cabo Verde, na terça-feira, 5, tem como objetivo a prestação de serviços especializados na área da transformação digital financeira (nomeadamente, ciência de dados, segurança do sistema informático, smart contracts e blockchain).

O  protocolo de cooperação académica, científica e cultural firmado ontem,  de outubro, com a Procuradoria-Geral da República de Cabo Verde (PGR-CV) prevê a  realização de ações de formação e outras atividades consideradas de interesse mútuo para magistrados e funcionários da PGR-CV.

PUBLICIDADE

Por fim, o protocolo de cooperação académica, científica e cultural assinado hoje com a Universidade de Santiago contempla, entre outras ações, o intercâmbio de estudantes, docentes, investigadores e membros do corpo técnico e a participação conjunta em eventos académicos, cursos internacionais, projetos de investigação e atividades culturais.

João Nuno Calvão da Silva destaca “a importância das parcerias firmadas, num período em que a UC tem estreitado relações com instituições de todo o mundo lusófono e acaba de assumir a presidência da Associação das Universidades de Língua Portuguesa”. “Foi uma visita breve, mas marcante: pela relevância estratégica das reuniões de trabalho, pela importância prática dos protocolos celebrados e, em especial, pela oportunidade de testemunhar o amor por Coimbra dos nossos Antigos Estudantes”, sublinha o vice-reitor.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE