Universidade

Universidade de Coimbra estimula gosto pela ciência aos alunos do 4.º ano de Cantanhede

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 24-04-2023

As turmas do 4.º ano de escolaridade dos estabelecimentos de ensino público de Cantanhede, num total de 245 alunos, desenvolveram atividades, ao longo do presente ano letivo, no RÓMULO – Centro Ciência Viva, um dos mais modernos centros de recursos para o ensino e aprendizagem das ciências e difusão da cultura científica e que integra a Rede Nacional de Centros Ciência Viva.

PUBLICIDADE

Instalado no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, este centro desenvolve desde 2008 diversas atividades de divulgação científica e do acesso à informação com as mais variadas temáticas e recebe visitas de escolas básicas e secundárias de todo o país.
No caso de Cantanhede, esta parceria com a Câmara Municipal, decorre no âmbito do projeto Escola Ciência Viva, que valoriza e apoia a escola formal na promoção do ensino experimental das ciências e no desenvolvimento da cultura científica e tecnológica, bem como proporciona aos participantes um contacto mais próximo com a ciência.

Para Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede com o pelouro da Educação, “este desafio constituiu uma excelente oportunidade para estimular o gosto pela Ciência e alargar os horizontes da cultura científica dos mais novos”.

PUBLICIDADE

“O ensino experimental das ciências é essencial para despertar as crianças para a vida, para a cidadania, e fomentar o prazer de aprender, tão importante na educação das gerações mais novas, com todas as vantagens que ele oferece ao nível da observação, apreensão de conhecimentos e do desenvolvimento de competências tão importantes como a autonomia, o poder de argumentação, o espírito crítico e o sentido de responsabilidade e de entreajuda”, complementou.

O autarca aproveitou uma visita ao Centro para elogiar o trabalho da equipa pedagógica do RÓMULO, no âmbito do projeto Escola Ciência Viva, e a “excelente parceria com o Município de Cantanhede” no desenvolvimento destas sessões diárias com os alunos do 4.º ano das escolas deste concelho.

PUBLICIDADE

publicidade

“A avaliação do projeto, por parte de todos os envolvidos, é determinante para a sua continuidade”, referiu o autarca, felicitando a diretora do RÓMULO – Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra, Constança Providência, assim como Helena Arede e Joana Pancas, responsáveis pela dinamização das atividades, pelo êxito deste projeto e a forma como está a decorrer também neste ano letivo.

As atividades do RÓMULO decorrem não só em contexto de sala de aula, mas também em ambiente de laboratório, e inclui visitas a museus.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE