Educação

Universidade de Coimbra entregou prémios a projetos de investigação científica (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 19-07-2021

Foram hoje conhecidos os vencedores dos prémios dos “Projetos Semente de Investigação Científica Interdisciplinar” Santander UC, numa cerimónia de entrega dos galardões que decorreu na Sala do Senado da Reitoria do Universidade de Coimbra. A cerimónia contou com a presença do Reitor da UC, Amílcar Falcão, da Vice-Reitora da UC para a Investigação e o 3.º Ciclo, Cláudia Cavadas, e da diretora de Mecenato e Impacto Social do Santander, Cristina Dias Neves.

PUBLICIDADE

A 2.ª edição do programa “Projetos Semente de Investigação Científica Interdisciplinar” foi lançada em maio pela UC, com o patrocínio do Santander Universidades, tendo como objetivo apoiar projetos com capacidade de gerar conhecimento relevante no âmbito das Áreas Estratégicas da Universidade de Coimbra (Saúde; Clima, Energia e Mobilidade; Recursos naturais, Agroalimentar e Ambiente; Digital, Indústria e Espaço; e Património, Cultura e Sociedade Inclusiva).

Catarina Morais Seabra, investigadora do Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia, apresentou o projeto “NeuroCompute” premiado na área da Saúde, um trabalho de investigação sobre as perturbações do neuro desenvolvimento, tal como o autismo e o défice de atenção.

PUBLICIDADE

publicidade

Daniela Ribeiro Pinheiro, investigadora do Centro de Química de Coimbra, cuja equipa foi premiada na categoria de Clima, Energia e Mobilidade. O projeto INOCleanMat é focado no desenvolvimento de materiais inovadores para sistemas de captura e armazenamento de energias limpas.

Na área de Património, Cultura e Sociedade Inclusiva o projeto vencedor foi “Imaginária”, apresentado por Sandra Costa Saldanha, do Centro de História da Sociedade e da Cultura. Um projeto que se desenvolve em torno de um conjunto de 33 esculturas em diferentes estados de conservação distribuídas em estruturas do Paço das Escolas da Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

E Sara Marques Correia, do Centro de Ecologia Funcional, que apresentou o trabalho de investigação na área do desperdício alimentar que pretende apresentar soluções para esse problema. Uma investigação premiada na área de Recursos Naturais, Agroalimentar e Ambiente.

Cada um dos quatro premiados são projetos com potencial de desenvolvimento de linhas de investigação interdisciplinares com impacto internacional e tendo presentes os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas. Estes projetos contam assim com um financiamento de 20 mil euros.

Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra, salientou a importância de cada um dos projetos premiados, projetos de investigação fundamentais na situação atual e de como estes são comunicados. Adianta ainda que a Universidade de Coimbra pretende continuar a apoiar a investigação, e que a instituição pretende continuar a investir nestas distinções.

A diretora de Mecenato e Impacto Social do Santander, Cristina Dias Neves, realça o facto de ver “tantas mulheres investigadoras a apresentar os seus projetos, é de salientar”.

“E é com muita alegria que vejo a comunicação em ciência, e que conseguimos compreender todos os vossos projetos”, conclui Cristina Dias Neves.

Veja aqui o direto NDC da cerimónia 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE