Universidade

Universidade de Coimbra e Plano Nacional das Artes promovem novas práticas pedagógicas

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 01-02-2023

A Universidade de Coimbra e o Plano Nacional das Artes (PNA) firmaram hoje um protocolo para a criação de um fórum internacional, denominado ESFERA(S), para promover atividades conjuntas e debater novas práticas pedagógicas, no âmbito das artes.

PUBLICIDADE

O acordo tem a finalidade de promover atividades nas áreas de “formação, capacitação e divulgação de boas práticas para a sustentabilidade das artes”, afirmou aquela instituição de ensino superior, numa nota de imprensa enviada à agência Lusa.

De acordo com a Universidade de Coimbra (UC), o lançamento deste fórum internacional tem como objetivo contribuir para a reflexão e debate sobre as novas práticas pedagógicas, associadas à inclusão de técnicas artísticas enquanto importantes ferramentas para dotar crianças, jovens e adultos de inteligência emocional, autonomia e consciência para um desenvolvimento holístico centrado nas suas potencialidades e bem integrado no meio envolvente.

PUBLICIDADE

O fórum internacional, adota a designação ESFERA(S), enquanto “conceito agregador de objetivos e metas das agendas políticas e das estratégias globais para as próximas décadas”, traduzidas nas vertentes da experimentação, sustentabilidade, formação, ‘ecoacting’, responsabilidade social e arte(s).

O protocolo de colaboração foi assinado hoje pelo vice-reitor da UC para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão, e pelo comissário executivo do PNA, Paulo Pires do Vale, numa sessão realizada na Sala do Senado da Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

“O protocolo agora firmado cria as bases para lançar o fórum internacional ESFERA(S), cuja primeira edição ocorrerá em outubro próximo, numa iniciativa conjunta da UC e do PNA, que envolve também a Câmara Municipal de Coimbra, além de outros parceiros nacionais e internacionais”, disse, citado na mesma nota, Delfim Leão.

“Com uma forte componente de capacitação e de formação, o programa encontra-se já em fase de finalização e irá centrar-se na reflexão sobre o equilíbrio entre o progresso tecnológico e o desenvolvimento pessoal e cultural das novas gerações, com particular incidência sobre a promoção de práticas artísticas sustentáveis”, frisou.

O comissário executivo do PNA, Paulo Pires do Vale, referiu-se ao acordo com uma “espécie de chapéu para muitas atividades e muitos objetivos comuns entre estas duas instituições”.

“Atividades que podem passar pela realização de um grande congresso internacional, mas também por manifestações culturais em ligação com a cidade, com as escolas e com as instituições culturais do território”, concluiu.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE