Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Universidade

Universidade de Coimbra e Plano Nacional das Artes promovem novas práticas pedagógicas

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 01-02-2023

A Universidade de Coimbra e o Plano Nacional das Artes (PNA) firmaram hoje um protocolo para a criação de um fórum internacional, denominado ESFERA(S), para promover atividades conjuntas e debater novas práticas pedagógicas, no âmbito das artes.

PUBLICIDADE

O acordo tem a finalidade de promover atividades nas áreas de “formação, capacitação e divulgação de boas práticas para a sustentabilidade das artes”, afirmou aquela instituição de ensino superior, numa nota de imprensa enviada à agência Lusa.

De acordo com a Universidade de Coimbra (UC), o lançamento deste fórum internacional tem como objetivo contribuir para a reflexão e debate sobre as novas práticas pedagógicas, associadas à inclusão de técnicas artísticas enquanto importantes ferramentas para dotar crianças, jovens e adultos de inteligência emocional, autonomia e consciência para um desenvolvimento holístico centrado nas suas potencialidades e bem integrado no meio envolvente.

O fórum internacional, adota a designação ESFERA(S), enquanto “conceito agregador de objetivos e metas das agendas políticas e das estratégias globais para as próximas décadas”, traduzidas nas vertentes da experimentação, sustentabilidade, formação, ‘ecoacting’, responsabilidade social e arte(s).

O protocolo de colaboração foi assinado hoje pelo vice-reitor da UC para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão, e pelo comissário executivo do PNA, Paulo Pires do Vale, numa sessão realizada na Sala do Senado da Universidade de Coimbra.

“O protocolo agora firmado cria as bases para lançar o fórum internacional ESFERA(S), cuja primeira edição ocorrerá em outubro próximo, numa iniciativa conjunta da UC e do PNA, que envolve também a Câmara Municipal de Coimbra, além de outros parceiros nacionais e internacionais”, disse, citado na mesma nota, Delfim Leão.

PUBLICIDADE

“Com uma forte componente de capacitação e de formação, o programa encontra-se já em fase de finalização e irá centrar-se na reflexão sobre o equilíbrio entre o progresso tecnológico e o desenvolvimento pessoal e cultural das novas gerações, com particular incidência sobre a promoção de práticas artísticas sustentáveis”, frisou.

O comissário executivo do PNA, Paulo Pires do Vale, referiu-se ao acordo com uma “espécie de chapéu para muitas atividades e muitos objetivos comuns entre estas duas instituições”.

“Atividades que podem passar pela realização de um grande congresso internacional, mas também por manifestações culturais em ligação com a cidade, com as escolas e com as instituições culturais do território”, concluiu.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com