Coimbra

Universidade de Coimbra e Instituto Ricardo Jorge estudam sequenciação do genoma do vírus da covid-19 (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 16-04-2021

A Universidade de Coimbra (UC) e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) celebraram hoje um protocolo de parceria, que contempla a integração e o desenvolvimento do Laboratório de Análises Clínicas da UC como Laboratório Parceiro do INSA e um acordo para a execução específica da sequenciação do genoma do SARS-CoV-2 pela UC. A cerimónia contou com a participação do Reitor da UC, Amílcar Falcão, do Presidente do Conselho Diretivo do INSA, Fernando de Almeida, do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, e do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Alberto Sobrinho Teixeira.

PUBLICIDADE

A sequenciação de um maior número de amostras do Sars-CoV-2 (vírus responsável pela COVID-19) é um imperativo nacional, para responder às orientações do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças, perante a emergência de novas variantes da COVID-19 (não só para avaliar a representação destas variantes, mas também para vigiar o aparecimento de outras).

Com o projeto de sequenciação do genoma do vírus SARS-CoV-2 (por sequenciação de nova geração – NGS), que será realizado pela UC Genomics (plataforma tecnológica de genómica da UC), a Universidade de Coimbra vai colaborar na vigilância realizada pelo Instituto Ricardo Jorge, a nível nacional.

PUBLICIDADE

Amílcar Falcão, Reitor da UC, afirma que “a Universidade de Coimbra tem laboratórios de análises clínicas há varias décadas mas sempre numa ótica de prestação de serviços interna, e agora estamos interessados em ter uma capacidade de testagem de outro nível e também com outras ambições, deste modo não poderíamos deixar de fazer esta parceria como INSA”. Amílcar Falcão entende que esta é uma oportunidade única, “a UC com o apoio do INSA e da ARS Centro pretende ter a capacidade de neste contexto de capacitação de protocolos desenvolver estudos longitudinais”.

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, explica que a testagem se iniciou apenas com um laboratório, “começamos apenas com o INSA, e hoje são 145 laboratórios, públicos, privados e academia. Tudo isto foi possível graças a um plano de investimento do Governo, neste caso laboratorial, de cerca de 8,4 milhões de euros”. A nível nacional “até ao momento já foram realizados mais de 9,6 milhões de testes à covid-19, numa média de mais de 38 mil testes por dia, com uma taxa de positividade inferior acerca 2%, sendo a Academia é responsável por cerca 10% desta testagem”.

PUBLICIDADE

publicidade

O Presidente do Conselho Diretivo do INSA, Fernando de Almeida, revela que no laboratório já foram identificadas as mutações inglesa, brasileira e sul-africana, descritas nos relatórios do laboratório, com mais de sete mil amostras recolhidas pelo INSA num trabalho diário.

João Alberto Sobrinho Teixeira, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, sobre o regresso das aulas ao ensino superior explica que a testagem nesse setor irá ser uma prioridade. “Todas as instituições, públicas e privadas, estão preparadas para fazer uma testagem massiva a partir de segunda-feira a todos os alunos que retomem a atividade presencial, bem como para a comunidade académica no seu todo”.

Para lá do acordo para a execução específica do projeto de sequenciação genómica do SARS Cov-2,  foi assinado esta sexta-feira o protocolo de parceria entre a Universidade de Coimbra e o Instituto Ricardo Jorge que prevê a cooperação ao nível da formação avançada e pós-graduada, a realização de projetos académicos conjuntos na área de Investigação & Desenvolvimento, a promoção do intercâmbio de colaboradores e especialistas, bem como a integração e o desenvolvimento do Laboratório de Análises Clínicas da Universidade de Coimbra enquanto Laboratório Parceiro do INSA – o primeiro com este estatuto a nível nacional.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE