Universidade
Universidade de Coimbra e ‘Expresso’ promovem debate “Universidades e Defesa Europeia: prioridades, dilemas e impactos”
A Universidade de Coimbra (UC) e o Expresso (enquanto media partner) organizam na terça-feira, dia 27, o debate “Universidades e Defesa Europeia: prioridades, dilemas e impactos”.
O evento – que decorre na Sala de São Pedro (Biblioteca Geral da UC), a partir das 14h30 – visa promover uma reflexão pública e plural sobre as implicações para a sociedade (e para as instituições de ensino superior em particular) de questões que o atual contexto internacional trouxe para o centro da agenda política e mediática europeia, como a redefinição de prioridades de investimento, o reforço da resiliência das populações, a cibersegurança e a autonomia estratégica, sem esquecer a transição climática.
Reunindo os docentes e investigadores universitários Ana Santos Pinto (Universidade Nova de Lisboa), António Paulo Coimbra (UC), Joana Ricarte (UC) e Pedro Góis (UC) e o Major-General João Vieira Borges, o debate vai abordar a forma como as agendas da Defesa e do Clima se entrecruzam.
PUBLICIDADE
Competindo por recursos financeiros, exigindo investigação de ponta, envolvendo a resiliência das populações e levantando dilemas éticos sobre prioridades de financiamento, liberdade científica e justiça social, estes dois tópicos deixam as universidades no centro da discussão sobre os caminhos a seguir. Uma reflexão que a Universidade de Coimbra e o Expresso querem incentivar com este debate, que é antecedido por uma intervenção de abertura do Reitor da UC, Amílcar Falcão.
O debate “Universidades e Defesa Europeia: prioridades, dilemas e impactos” tem entrada livre, mas lugares limitados, pelo que é necessária inscrição para o endereço de e-mail dcm@uc.pt (indicando nome e contacto). A todos os presentes vai ser oferecido um voucher de acesso a uma assinatura digital mensal gratuita do Expresso.
O evento também será transmitido em direto na página de Facebook do Expresso.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE