Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Universidade de Coimbra é a primeira portuguesa a receber cerimónia do Conselho Cultural Mundial (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 15-02-2022

A Universidade de Coimbra (UC) e o Conselho Cultural Mundial (WCC) apresentaram hoje a 37th World Cultural Council Award Ceremony – onde serão entregues os conceituados prémios Albert Einstein, José Vasconcelos e Leonardo da Vinci – e que vai ter lugar na UC a 29 e 30 de novembro de 2022. As palestras especiais, incluindo as dos laureados, vão decorrer no dia 29 e a cerimónia de entrega dos prémios será a 30 de novembro.

PUBLICIDADE

A data e alguns pormenores da cerimónia foram anunciados esta terça-feira numa sessão de apresentação pública que decorreu na Sala do Senado e contou com as intervenções do vice-reitor da UC para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão, do diretor executivo do WCC (por videoconferência), Esteban Meszaros, do Presidente da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra, Cesário Silva, da Diretora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes, e do Reitor da UC, Amílcar Falcão.

Esta será a primeira vez que os três galardões vão ser atribuídos no mesmo evento – até aqui, o Prémio Albert Einstein era entregue anualmente, enquanto os restantes eram concedidos alternadamente (o Prémio José Vasconcelos nos anos pares e o Leonardo da Vinci nos anos ímpares). A UC será a primeira universidade portuguesa a receber a World Cultural Council Award Ceremony, que já foi realizada em instituições como o Massachusetts Institute of Technology, a Universidade de Oxford ou a Universidade de Princeton.

PUBLICIDADE

publicidade

“É uma honra para a nossa instituição receber a cerimónia do Conselho Cultural em 2022, ano com um grande simbolismo, devido às comemorações dos 250 anos das importantes conquistadas associadas às reformas do Marquês de Pombal, que alteraram profundamente a Universidade, e mais uma prova da nossa capacidade de constante adaptação aos mais exigentes desafios”, salientou o reitor Amílcar Falcão.  Falcão. 

“Estamos muito honrados por a Universidade de Coimbra sediar a Cerimónia de Entrega de Prémios de 2022. Após dois longos anos de pausa, estamos confiantes de que esta será uma ocasião histórica, que nos dará oportunidade para homenagear notáveis ​​cientistas, educadores e artistas, que deram contributos notáveis para benefício da humanidade, e também para celebrar o papel significativo que a cultura e a educação têm para melhorar a sociedade”, disse Esteban Meszaros, que deixou um convite em português.

PUBLICIDADE

Também a Diretora Regional de Cultura do Centro sublinhou a “honra” que é receber esta cerimónia. Susana Menezes considera que este é um dos eventos que mais poderá “contribuir quer para o prestígio e afirmação da região, no plano nacional e internacional, quer sobretudo para a visibilização social e política da importância da cultura e da educação para a construção de sociedades mais justas, mais coesas”. 

Para Cesário Silva, esta é “uma oportunidade de dar a conhecer mundialmente a nossa arte, a nossa música e os nossos estudantes”. Destacando “o prestígio” da iniciativa, o presidente da AAC mostrou disponibilidade para colaborar na preparação. 

O Conselho Cultural Mundial é uma organização internacional sem fins lucrativos fundada no México, em 1982, por um grupo de 124 cientistas, académicos, presidentes de universidades e executivos dos cinco continentes, com a missão de promover uma cultura de tolerância, paz e fraternidade.

Desde 1984, o Prémio Mundial de Ciência Albert Einstein, o Prémio Mundial de Educação José Vasconcelos e o Prémio Mundial de Artes Leonardo da Vinci foram concedidos a dezenas de cientistas, educadores e artistas ilustres que alcançaram conquistas marcantes nos seus campos de ação e têm trabalhado para promover a tolerância, paz e conhecimento para o bem-estar da humanidade e do meio ambiente. Na última edição, em 2019, o Prémio Mundial de Artes Leonardo da Vinci foi concedido ao produtor de cinema Paulo Branco, o primeiro português a ser laureado pelo Conselho Cultural Mundial.

Veja o direto NDC com o reitor da UC, Amílcar Falcão:

Veja o direto NDC com a cerimónia de apresentação pública da cerimónia:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com