Coimbra

Universidade de Coimbra é a melhor instituição portuguesa na captação de estudantes internacionais no ranking mundial QS

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 19-06-2019

 

PUBLICIDADE

A Universidade de Coimbra (UC) destaca-se como a melhor instituição de ensino superior portuguesa no indicador International Students (relativo à captação de estudantes internacionais), no prestigiado ranking mundial QS (Quacquarelli Symonds), divulgado esta quarta-feira. Na classificação geral, a UC sobe ainda uma posição, mantendo-se entre as 500 melhores do mundo.

Universidade de Coimbra, Património Mundial da UNESCO (Fonte: © UC | Marta Costa).

Nesta edição do QS World University Rankings (WUR), que é publicado anualmente desde 2004, a Quacquarelli Symonds avaliou 1620 instituições de ensino superior, das quais 1001 aparecem posicionadas na tabela final.

PUBLICIDADE

publicidade

A Universidade de Coimbra sobe ao 406.º lugar da classificação geral (fora 407.º de 2018). E assume particular relevo no indicador International Students (avalia a proporção de estudantes internacionais), área em que ascende ao 252.º lugar (subindo 19 posições em relação ao ano passado) e se destaca como a melhor instituição de ensino superior portuguesa (com 73 lugares de avanço sobre a segunda melhor).

A UC figura também no top 300 mundial (281.ª) no indicador Academic Reputation (que avalia a perceção de docentes/investigadores de todo o mundo sobre as melhores instituições de investigação). E alcança uma subida igualmente assinalável (21 posições, para o 364.º lugar) no indicador Citation per Faculty (que avalia o número médio de citações por docente/investigador).

PUBLICIDADE

No total, o QS WUR avalia a qualidade das instituições de ensino superior mundiais de acordo com 6 indicadores – os restantes são Employer Reputation (avalia a perceção de empregadores de todo o mundo sobre as instituições de ensino que formam os melhores profissionais), Faculty Student (avalia o rácio entre o número de docentes e o número de estudantes) e International Faculty (avalia a proporção de docentes/investigadores internacionais).

“Estes resultados agora obtidos vêm reforçar o bom desempenho da UC nos vários rankings internacionais. Mas ainda temos grande potencial para melhorar em várias áreas”, refere a Vice-Reitora Cláudia Cavadas. Depois de obter 5 estrelas no QS Stars e de se posicionar sistematicamente no top 500 dos principais rankings mundiais, a UC obteve também a classificação máxima (“very good”) em vários indicadores da mais recente edição do Umultirank, divulgada no início do mês – nomeadamente, nas áreas da investigação, transferência de saberes e internacionalização.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE