A Universidade de Coimbra (UC) manifesta profundo pesar pelo desaparecimento, esta terça-feira (21 de outubro), de Francisco Pinto Balsemão, vencedor do Prémio UC em 2024.
“Despedimo-nos esta terça-feira de um grande nome do século XX português, um Homem que desempenhou um papel essencial na promoção da liberdade de imprensa e na consolidação do regime democrático, dois valores essenciais que importa preservar em tempos nebulosos como os que vivemos. O Dr. Pinto Balsemão manteve sempre uma atitude consciente e empenhada na construção de um mundo melhor: uma postura bem expressa no discurso de aceitação do Prémio UC, em que, sem cair na tentação do autoelogio, preferiu alertar-nos para as ameaças à democracia e à sustentabilidade do planeta, no mundo dividido em que vivemos. Nestas horas difíceis, apresento sentidas condolências à sua família e amigos”, declara o Reitor da UC, Amílcar Falcão.
Jornalista e empresário (fundador e Presidente até à data do Conselho de Administração do grupo Impresa, detentor do jornal Expresso e da estação televisiva SIC), Francisco Pinto Balsemão foi também Presidente do PSD e primeiro-ministro de Portugal (1981-1983). No ano passado, foi-lhe atribuído o Prémio Universidade de Coimbra, que recebeu a 1 de março de 2024, na sessão solene comemorativa do 734.º aniversário da UC.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE