Universidade

Universidade de Coimbra atribui Doutoramento Honoris Causa a Rui Nabeiro

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 16-02-2022

A Universidade de Coimbra (UC), sob proposta da Faculdade de Economia (FEUC), vai atribuir o Doutoramento Honoris Causa ao comendador Rui Nabeiro. A cerimónia realiza-se dia 9 de março, pelas 11h00, na Sala dos Grandes Atos (Sala dos Capelos).

PUBLICIDADE

Esta homenagem pública – a mais elevada distinção atribuída por uma Universidade portuguesa, destinada a cidadãos de indiscutível mérito profissional e de qualidades humanas que constituam uma referência para toda a sociedade – “evidencia o compromisso entre os princípios de gestão que se ensinam na Universidade de Coimbra (em particular nos vários ciclos de estudos da FEUC) e a sua concretização nos processos de liderança empresarial e na dimensão humana das relações de trabalho. Estamos diante de um admirável empreendedor, de espírito solidário e de grande humanismo, qualidades que soube incutir no grupo empresarial que fundou há mais de seis décadas e que tem projetado uma marca e uma região no plano nacional e internacional”, justifica a Faculdade de Economia.

Na cerimónia de Doutoramento Honoris Causa, o Padrinho de Rui Nabeiro será Carlos Fortuna, sociólogo e professor catedrático jubilado da FEUC, ficando as apresentações a cargo de António Martins (elogio do Doutorando) e de Margarida Mano (elogio do Padrinho), ambos Professores Auxiliares da mesma Faculdade. 

PUBLICIDADE

“Com esta justa homenagem ao comendador Rui Nabeiro retomamos a tradição centenária dos Doutoramentos Honoris Causa, posta em suspenso há demasiado tempo pelas circunstâncias pandémicas que todos conhecemos. Retomá-la com uma personalidade deste calibre, um empresário de perfil humanista com um rico contributo para a sociedade portuguesa nas mais diversas áreas, é particularmente significativo para a Universidade de Coimbra”, afirma o Reitor da UC, Amílcar Falcão. 

“O Doutoramento Honoris Causa do Comendador Rui Nabeiro tem um grande significado para a FEUC. Assume um sentido ético, dada a dimensão humana do empreendedor que homenageamos e o exemplo que o seu percurso de vida pode assumir para todos os nossos estudantes e rede de parceiros. Após 30 anos de ensino da Gestão na FEUC, vemos neste Doutoramento uma oportunidade para aprofundar a relação da Escola com as empresas e para afirmar valores de uma verdadeira responsabilidade social”, afirma, por sua vez, o Diretor da FEUC, Álvaro Garrido.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE