Coimbra

Universidade de Coimbra assinala 250 anos das Reformas Pombalinas (Com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 22-03-2022

O programa de celebração dos 250 anos das Reformas Pombalinas na Universidade de Coimbra foi apresentado, esta terça-feira, na Sala do Conselho Científico do Departamento de Matemática.

PUBLICIDADE

O mote da efeméride “é criar para renovar” realça o vice-reitor da instituição, Delfim Leão, frisando que “será uma abordagem muito dinâmica da história para projetar o presente e o futuro”.

Trata-se de um programa que abrange várias iniciativas, desde eventos internacionais, conferências, debates, emissões e projetos especiais, com modelos 3D (três dimensões) de projetos e edifícios da reforma pombalina da Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

São mais de 20 iniciativas que vão prolongar-se ao longo do ano de 2022, com exposições e instalações, iniciativas ligadas ao livro e à leitura, como por exemplo, a republicação de obras clássicas e ainda concertos e espetáculos.

A programação não está fechada e a comunidade em geral pode participar com propostas para enriquecer e integrar a iniciativa.

PUBLICIDADE

publicidade

Uma das ações previstas é o lançamento de uma emissão dos Correios de Portugal (CTT) de um selo comemorativo das reformas pombalinas.

A inauguração e requalificação de espaços são outros dos projetos programados, designadamente a abertura do gabinete de curiosidades, a nova prefiguração do Museu Académico, bem como a reabertura da estufa fria, no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.

As Reformas Pombalinas foram um momento transformador, que promoveu profundas alterações na Universidade de Coimbra e no ensino universitário português, estando na génese do que são hoje a Faculdade de Ciências e Tecnologia, a Imprensa, o Jardim Botânico, o Museu da Ciência e o Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra.

Na conferência de imprensa foram desvendadas as linhas estruturantes da programação comemorativa que decorrem durante 2022.

Veja os diretos NDC:

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE