Universidade

Universidade de Coimbra assina protocolos de parceria com duas plataformas tecnológicas (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 20-07-2021

A Universidade de Coimbra assinou, esta manhã, protocolos de parceria com as suas plataformas tecnológicas Laboratório de Radioatividade Natural (LRN) e Earth Observation Laboratory (EOLab).  A sessão contou com as intervenções do Vice-Reitor da UC para a Inovação e o Empreendedorismo, Luís Simões da Silva, e dos Coordenadores do LRN, Alcides Castilho Pereira, e do EOLab, Vasco Soares Mantas.

PUBLICIDADE

O LRN tem como áreas temáticas de atuação a avaliação da exposição humana a parâmetros radioativos, designadamente ao gás radão, em águas de consumo humano, materiais de construção e ar ambiente, a elaboração de medidas de remediação – medidas de remoção de uma fonte de radioatividade natural ou à redução da sua intensidade, o mapeamento de território quanto ao risco da exposição a radiações ionizantes, o desenvolvimento de linhas de investigação no uso de traçadores radioativos em diferentes meios e de datação de eventos recentes e a conceção de novos produtos e técnicas de medição.

O EOLab tem como principais focos de atuação o desenvolvimento de produtos e serviços de informação, a consultoria para ativar o uso de dados geoespaciais e business intelligence e ainda a capacitação de equipas e indivíduos para a utilização de dados geoespaciais.

PUBLICIDADE

O vice-reitor para a Inovação e o Empreendedorismo da UC, Luís Simões da Silva, defendeu que o principal objetivo das plataformas tecnológicas é “transferir para a sociedade e para o tecido empresarial a capacidade que nós temos de efetuar serviços e análises com equipamentos sofisticados que possuímos e que são de extrema necessidade para o funcionamento normal das empresas”. 

 

PUBLICIDADE

O LRN já havia sido criado e “já estava em instalação há muito tempo, e conta já com a acreditação do IPAC”, enquanto o EOLab “sendo uma plataforma mais focada em serviços está pronto a funcionar desde hoje”, explicou o vice-reitor da Universidade de Coimbra.

O laboratório de Radioatividade Natural está integrado na Faculdade de Ciências de Tecnologia da Universidade de Coimbra, representada na assinatura do protocolo pelo seu Diretor, Paulo Eduardo Oliveira. O Earth Observation Laboratory está integrado no Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e no CITEUC – Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra, representados na celebração do protocolo pelos seus Diretores, Mário Quinta Ferreira e João Fernandes (respetivamente).

Pode ainda ver o vídeo do direto NDC da assinatura dos protocolos:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE