Universidade

Universidade de Coimbra assina parceria com Universidade de Lviv

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 06-04-2022

A aliança European Campus of City-Universities (EC2U – Campus Europeu de Cidades Universitárias), consórcio integrado pela Universidade de Coimbra, assinou hoje uma parceria com a Universidade de Lviv, da Ucrânia, anunciou a instituição de ensino superior conimbricense.

PUBLICIDADE

Em comunicado, a Universidade de Coimbra informou que a parceria foi firmada em Pavia (Itália), na sessão de abertura do Fórum da EC2U, que decorre até quinta-feira.

O memorando de cooperação estratégica entre o European Campus of City-Universities e a Universidade Nacional Ivan Franko de Lviv, uma das principais instituições de ensino superior ucranianas, foi assinado pelos representantes das sete universidades que integram a EC2U e pelo reitor da Universidade National Ivan Franko de Lviv, Volodymyr Melnyk, que participou no evento por via digital.

PUBLICIDADE

A parceria, particularmente simbólica no contexto atual de guerra na Ucrânia, “visa o estreitar de relações entre as partes, no âmbito das atividades desenvolvidas pelo consórcio”.

Nesta ocasião, foi também prestada homenagem a Cesário Silva, presidente da direção-geral da Associação Académica de Coimbra, que faleceu em 12 de março.

PUBLICIDADE

publicidade

“Simples, humilde, empático e com um sorriso encantador, era fácil gostar do Cesário. Quem o conheceu bem, recorda a sua bondade, a sua vontade de servir a comunidade e de fazer o bem”, declarou o vice-reitor da Universidade de Coimbra para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, durante a homenagem.

Para além de João Nuno Calvão da Silva, a homenagem contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, do presidente da Mesa da Assembleia Magna da Associação Académica de Coimbra, Daniel Tadeu, e do presidente da Erasmus Student Network Coimbra, Francisco Silva.

Cesário Silva, 24 anos, estudante de Engenharia Informática, morreu na sequência de um choque frontal entre duas viaturas ligeiras, ocorrido estrada nacional 224, no concelho de Oliveira de Azeméis.

Cesário Silva tinha tomado posse em dezembro de 2021 como presidente da direção-geral da Associação Académica de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE