Universidade

Universidade de Coimbra apresenta balão de alta altitude que permite a deteção e monitorização de incêndios rurais

Notícias de Coimbra | 5 meses atrás em 13-12-2023

O Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) apresenta esta sexta-feira, 15 de dezembro, um balão de alta altitude que permite a deteção e monitorização de incêndios rurais.

PUBLICIDADE

A demonstração, que decorre a partir das 9:30h, no Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais (LEIF), situado no Aeródromo da Lousã, é o resultado do projeto “Eye in the Sky” é liderado pelo Instituto de Engenharia Mecânica (idMEC) do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, e conta com parceiros como a ADAI e o Instituto de Telecomunicações (IT).

“Este projeto de investigação baseia-se na utilização de um balão de alta altitude para deteção e monitorização de incêndios rurais, entre várias outras utilizações que podem ocorrer antes, durante e após um incêndio rural. A operação do balão a grande altitude permite não apenas ter uma visão integrada do perímetro do incêndio e da área ardida, como também possibilita reforçar o sistema de comunicações durante as operações, servindo como uma antena de repetição de sinal”, começa por revelar Miguel Almeida, investigador da ADAI.

PUBLICIDADE

Além disso, continua o especialista, “esta solução permite um tempo de operação de várias horas, não interferindo com outros meios aéreos usados na gestão da ocorrência. De uma forma simplificada, a solução “Eye in the Sky” compara-se a um minissatélite dedicado a uma ocorrência ou a uma zona de interesse”, conclui.

No decorrer do evento, será feita uma apresentação do projeto e dos seus resultados, seguindo-se uma sessão de demonstração do levantamento do balão e a captação e transmissão de imagens para um posto em terra, terminando com a verificação do reforço do sinal SIRESP – Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal para comunicações.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE