Coimbra

Universidade de Coimbra apresenta a obra Historiografias Portuguesa e Brasileira no século XX

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 26-11-2013

A obra Historiografias Portuguesa e Brasileira no século XX, coordenada por João Paulo Avelãs Nunes, do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20/UC), e Américo Freire, do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV), vai ser apresentada na próxima quinta-feira, dia 28 de novembro, pelas 17 horas, na Sala de Estudos Brasileiros da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC).

PUBLICIDADE

Fernando Catroga, professor catedrático da Universidade de Coimbra, é o anfitrião da sessão sobre o livro que diz respeito à análise da evolução das historiografias portuguesa e brasileira no século XX.

Sem a pretensão de se apresentar como “a história” das historiografias portuguesa e brasileira no século XX, esta obra integra textos de vários historiadores e outros cientistas sociais de ambos os países. Propõem leituras diversas e cruzadas sobre a relação entre poderes (político-institucionais, religiosos, académicos) e produção de discurso historiográfico, acerca da influência exercida por ambientes intelectuais estrangeiros — particularmente o francês e o alemão, o britânico e o norte-americano, sobre a relevância social de tecnologias derivadas da historiografia, acerca de temáticas particularmente atuais e/ou polémicas da história de Portugal e da história do Brasil.

PUBLICIDADE

João Paulo Avelãs Nunes é Professor Auxiliar do Departamento de História, Arqueologia e Artes da FLUC e Investigador Integrado do CEIS20 da UC. Fez trabalhos de investigação e orientação, como professor lecionou e avaliou, tomou parte de eventos científicos como organizador e participante. Realizou também conferências e ações de formação, apresentou livros ou revistas sobre judeus, anti-semitismo e darwinismo social; história contemporânea, história da historiografia e didática da História; arqueologia industrial, património cultural e museologia. Publicou, entre outros, os seguintes trabalhos: O CADC de Coimbra, a democracia cristã e os inícios do Estado Novo (1905-1934), Coimbra, FLUC, 1993 – em colaboração; A história económica e social na FLUC (1911-1974), Lisboa, IIE, 1995; O Estado Novo e o volfrâmio (1933-1947), Coimbra, IUC, 2010.

Américo Freire é professor do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais do CPDOC/FGV e da Escola Superior de Ciências Sociais da mesma instituição. É doutor em História Social pela UFRJ e fez estágio de pós-doutoramento no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. É pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), coordenador do Grupo de Pesquisa CNPq “Culturas políticas e processos de democratização” e membro do Laboratório de Estudos Políticos do CPDOC/FGV. Desenvolve pesquisas em história política e em historiografia brasileira contemporânea. É autor da obra Sinais trocados: o Rio de Janeiro e a República brasileira (2012), entre outras.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE