Coimbra

Universidade de Coimbra aposta em programa inovador para promover sucesso escolar (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 07-12-2022

A Universidade de Coimbra lançou, esta quarta-feira, um novo programa para promover o sucesso escolar e prevenir o abandono, apostando também na inclusão de todos os estudantes.

PUBLICIDADE

Este projeto envolve toda a comunidade da UC, através de um trabalho em rede que conta com vários tutores para analisar e responder às várias necessidades dos estudantes, tanto no processo de integração como de aprendizagem.

Designado Step by Step, o programa é organizado em três grupos, nomeadamente os tutores (estudantes de Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento, a frequentar a UC há pelo menos um ano), estudantes acompanhados (qualquer aluno da UC que identifique alguma necessidade durante o seu percurso académico) e professores mentores.

PUBLICIDADE

publicidade

Pretende assegurar que o tutor ajude e oriente o aluno, encaminhando-o, quando necessário, para as outras entidades parceiras, num trabalho em rede que integra a UC, os Serviços de Ação Social da UC, a Divisão de Relações Internacionais da UC, a Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros em Coimbra, o Núcleo de Estudantes de Doutoramento da UC, a Associação Académica de Coimbra, a Associação Servir Outra Gente com Amor (SOGA) e o Instituto Universitário Justiça e Paz.

Durante o lançamento do programa, os vários parceiros deram a conhecer os projetos que têm já em curso e que vão ser agora integrados, de forma a que todos, em rede, trabalhem com esse objetivo de apoiar, orientar e encaminhar os estudantes que precisem de ajuda.

PUBLICIDADE

Para José Dias, coordenador do Student Hub da UC, este é um programa “muito ambicioso” que pretende responder ao “flagelo do abandono escolar, um processo extremamente difícil quer na identificação dos casos, quer na sua resolução”.

A vice-reitora da UC para os Assuntos Académicos e Atratividade de estudantes pré-graduados, Cristina Albuquerque, também se mostrou preocupada com o índice de abandono escolar registado na UC, que ronda os 9/10%, à semelhança do que acontece no país. “A nossa preocupação é termos abandono zero ou perto disso, embora saibamos que falar de abandono e de insucesso é falar de uma multiplicidade de fatores”.

É a todos esses fatores que esta rede de parceiros vai estar atenta, já que, como sublinhou Cristina Albuquerque, a “intenção é que os estudantes integrem a UC e não abandonem”.

O programa agora lançado está aberto a toda a comunidade. A vice-reitora explicou que “todos serão destinatários e tutores potenciais”, assim como frisou que o desafio é para que “cada elemento da comunidade se possa envolver, apoiando os estudantes na resolução das suas dificuldades”, trabalhando sempre para fazer da UC uma instituição “mais inclusiva e acolhedora”.

Veja o vídeo do NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE