Coimbra

Universidade de Coimbra anuncia vencedores do Programa Explorer e da iniciativa Académica Start UC

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 24-06-2018

Na sexta-feira, 22 de junho, a Universidade de Coimbra (UC) e o banco Santander realizaram a sessão final do Programa Explorer 2018 e a Gala dos Embaixadores da Académica Start UC.

PUBLICIDADE

O projeto Toal Ecobebidas, que utiliza o soro de leite sobrante da manufatura do queijo para a produção de ecobebidas que diferem no carácter mais proteico ou mais energético, sendo adaptadas a celíacos, intolerantes à lactose, vegetarianos e flexitarianos, impulsionado pelas estudantes Rita Santos e Daniela Costa, foi escolhido como a melhor ideia do Explorer Space da Universidade de Coimbra.

Os vencedores conquistaram uma viagem a Silicon Valley juntamente com os outros 52 melhores jovens empreendedores da IX Edição do Programa Explorer, impulsionado pelo banco Santander através do Santander Universidades, com a coordenação do Centro Internacional Santander Empreendimento (CISE), no âmbito da iniciativa global Santander X.

PUBLICIDADE

publicidade

Além deste prémio, as promotoras também foram eleitas finalistas para o prémio Woman Explorer Award.

Na categoria Disruptive Technology Explorer Award, o prémio foi para o projeto HuBRIIS – System ID, baseado numa tecnologia de espectroscopia vibracional aplicada à individualização de indivíduos ou à deteção precoce de cancro da mama, do promotor Calil Ibrahim Makhoul.

PUBLICIDADE

A apresentação dos projetos encerrou a edição de 2018 do Programa Explorer Space da Universidade de Coimbra, onde 15 empreendedores tiveram acesso a formação, tutoria e atividades de networking durante os últimos 5 meses.

Rita Santos, do projeto Toal Ecobebidas, viajará a 15 de novembro para Silicon Valley, Califórnia, juntamente com outros 52 jovens empreendedores, um por cada Explorer Space que o programa possui em Espanha, Argentina e Portugal, e coletivamente poderão explorar o principal ecossistema de tecnologia e inovação do mundo. A agenda desta imersão em San Francisco inclui masterclasses em universidades como Standford ou Berkeley, contacto com investidores e visitas a empresas tecnológicas como Google, Facebook, LinkedIn ou Airbnb.

No regresso, os 53 jovens irão até Boadilla del Monte, sede do Grupo Santander, onde um júri integrado por representantes do banco Santander, CISE e entidades colaboradoras, selecionarão os vencedores internacionais do Programa Explorer 2018. Os três melhores empreendedores receberão uma dotação financeira (30.000, 20.000 e 10.000 euros) para que possam acelerar os seus projetos.

Outro ponto alto da agenda estabelecida pela Universidade de Coimbra e pelo Santander Universidades foi o Jantar de Gala do programa Académica Start UC – Rede de Embaixadores para o Empreendedorismo, um projeto piloto de sensibilização, educação e formação dos estudantes da Universidade de Coimbra para a inovação e empreendedorismo, criado pela UC e pela AAC em 2016.

 

Durante a cerimónia, que decorreu nas Caves de Coimbra, foram conhecidos os Embaixadores do Ano, que receberam como prémio do Santander Universidades uma viagem à Babson College (EUA), referência mundial no ensino da Inovação e Empreendedorismo, para duas semanas de formação intensiva.

O evento contou com a presença do CEO da Active Space, Bruno Ramos de Carvalho, do diretor do Santander Universidades Portugal, Marcos Ribeiro, do presidente da Direção Geral da AAC, Alexandre Amado, e do reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva.

Os grandes vencedores da noite foram os embaixadores Guilherme Portugal (do Núcleo de Estudantes de Economia da AAC) e Liliana Torres (do Núcleo de Estudantes de Psicologia, Ciências da Educação e de Serviço Social da AAC).

Os dados deste segundo ano de implementação foram mais do que expressivos: 26 estudantes embaixadores capacitados; mais de 282 parceiros complementares (empresas, startups, instituições financeiras, associações, ONGs, entre outros) sensibilizados; e 40 eventos realizados com a participação de cerca de 4.400 estudantes. Números que superaram as expectativas iniciais, que propunham a realização de 20 eventos, com a participação de 2.000 estudantes da UC e com a sensibilização de 100 parceiros complementares.

O “Académica Start UC – Rede de Embaixadores para o Empreendedorismo” tem como base uma rede de 26 estudantes embaixadores para o empreendedorismo, relacionados aos 26 núcleos da AAC, supervisionados pela UC e pela AAC. Estes estudantes são responsáveis por promover uma política de proximidade junto dos seus pares, sensibilizando-os, recrutando-os e promovendo eventos locais para a inovação e empreendedorismo, em estreita articulação com os respetivos núcleos de estudantes da AAC e com o apoio da UC e da AAC.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE