Portugal

“Unidos por cada um”: Várias iniciativas assinalam “Dia Mundial do Cancro” na região Centro

Notícias de Coimbra | 8 minutos atrás em 04-02-2026

“Unidos Por Cada Um” é o mote da campanha do Dia Mundial do Cancro em 2026. Um pouco por todo o país, são várias as atividades previstas para assinalar a efeméride e todos podem, de alguma forma, participar.

PUBLICIDADE

publicidade

No Dia Mundial do Cancro (4 de fevereiro), a Liga Portuguesa Contra o Cancro associa-se à campanha “Unidos Por Cada Um”, da União Internacional de Controlo do Cancro (UICC), a maior e mais antiga organização dedicada à luta contra o cancro, da qual a LPCC é membro pleno desde 1983.

Este ano, a campanha entra numa nova fase, promovendo não só a sensibilização, mas também a reflexão e a ação local, com o objetivo de demonstrar que, mais do que clinicamente eficazes, os cuidados centrados nas pessoas devem ser próximos, acessíveis, inclusivos e ajustados às necessidades de cada um.

Em todo o país, os Núcleos Regionais da LPCC desenvolvem respostas centradas nas pessoas, no seu contexto de vida e nas suas necessidades emocionais, sociais e económicas.

A Associação Académica de Coimbra, com apoio do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC), promove, amanhã, pelas 11 horas, a construção de um laço gigante, que simboliza a união da comunidade académica e da sociedade civil na luta contra o cancro.

A iniciativa decorre na Universidade de Coimbra e contará com a participação dos estudantes que, com a disposição das suas capas académicas, darão forma a este símbolo universal de solidariedade, esperança e compromisso coletivo, num dos espaços mais emblemáticos da cidade.

A ação enquadra-se na campanha internacional “Unidos por Cada Um”, que procura valorizar não apenas a experiência do cancro na primeira pessoa, mas também a de todos os que, direta ou indiretamente, convivem com a doença, reforçando a ligação entre ciência, humanização, prevenção e envolvimento comunitário.

Para além da ação em Coimbra, o NRC.LPCC promove um conjunto de iniciativas descentralizadas em vários concelhos da região Centro, com especial enfoque na sensibilização, prevenção e mobilização da comunidade, destacando-se ações de forte impacto visual e participação pública:

Cantanhede | 4 de fevereiro – Palestra “Somos mesmo o que comemos? Nutrição e o seu impacto no cancro”, com a Dra. Ana Paula Leite, nutricionista do Instituto Português de Oncologia de Coimbra, em colaboração com a Câmara Municipal de Cantanhede.

Tábua | 4 de fevereiro – Sessão de sensibilização na Biblioteca Municipal, com a Dra. Rita Figueiró, médica interna de Oncologia Médica do IPO de Coimbra.

Mercado Municipal de Aveiro | 4 de fevereiro – Sensibilização junto da população com oferta de bolos sem açúcar, promovendo hábitos alimentares saudáveis de forma próxima e acessível.

Hospital de Aveiro; Hospital de Santo André (Leiria); Hospital Sousa Martins (Guarda); Instituto Português de Oncologia de Coimbra; Hospitais da Universidade de Coimbra; ULS Cova da Beira (Covilhã) | 4 de fevereiro – Ações de sensibilização dinamizadas por voluntários hospitalares e voluntárias do Movimento Vencer e Viver de cada concelho do NRC.LPCC.

Sertã | 22 de fevereiro – Atividade “Vamos mexer contra o cancro”, incentivando a prática de atividade física como fator de proteção da saúde.

Estas ações – e várias outras com data ainda por definir, devido às condições meteorológicas adversas que se têm sentido – refletem o compromisso da Liga Portuguesa Contra o Cancro em levar a mensagem da prevenção e da esperança a todo o território, envolvendo comunidades, instituições e cidadãos numa causa comum.

Todas as iniciativas são abertas à Comunicação Social, existindo oportunidade para captação de imagens, entrevistas e testemunhos