Coimbra

Unidade Local de Saúde de Coimbra apresenta novo portal para a submissão de projetos

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 20-05-2024

A Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS de Coimbra) anunciou hoje, Dia Internacional dos Ensaios Clínicos, a criação de um novo portal dedicado à submissão e avaliação de novos projetos. O portal, que entrará em funcionamento a partir do dia 1 de junho, insere-se na ferramenta Fundanet e permite assegurar a gestão integrada de toda a investigação realizada na instituição

PUBLICIDADE

“Hoje, 20 de maio, celebramos o Dia Internacional dos Ensaios Clínicos. É uma ocasião especial para « expressar o nosso reconhecimento e gratidão a todos os que, na ULS Coimbra, dedicam tempo e esforço diários à investigação”, afirma Tiago Alfaro Tiago Alfaro, Diretor da Unidade de Inovação e Desenvolvimento da ULS de Coimbra, acrescentando que “a investigação é o motor que impulsiona o desenvolvimento e disponibilização de tratamentos e tecnologias inovadoras para os nossos utentes, desempenhando também um papel crucial na formação e motivação dos nossos profissionais e contribuindo para a melhoria contínua da nossa principal missão: proporcionar cuidados centrados no paciente”.

A partir do dia 1 de junho, todos os projetos de investigação, com ou sem intervenção, deverão ser submetidos através deste portal, deixando de ser válido o método de submissão via email. Nos próximos dias, o endereço deste portal, juntamente com os formulários e procedimentos atualizados, serão disponibilizados pela instituição na página da Unidade de Inovação e Desenvolvimento, tanto na intranet como no site externo da ULS Coimbra.

PUBLICIDADE

“Através desta nova plataforma, esperamos agilizar e facilitar o processo de submissão, aprovação e desenvolvimento da investigação clínica na nossa instituição”, explica Tiago Alfaro que apela “ao apoio e à participação de todos os profissionais e investigadores para alcançar o objetivo que é comum à ULS de Coimbra: mais e melhor investigação”.

Alexandre Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra frisa que “a ULS de Coimbra faz questão de dotar os seus profissionais de saúde e os seus investigadores de ferramentas que os ajudem no seu trabalho, de forma a assegurar a elevada qualidade e diferenciação dos cuidados de saúde que prestamos e da investigação que produzimos”.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

“Sendo a investigação, o conhecimento científico e a inovação áreas que privilegiamos em todas as nossas unidades de saúde, é uma grande satisfação poder disponibilizar aos nossos parceiros e equipas esta ferramenta, que ajudará a tornar mais célere e eficaz o processo de submissão de estudos”, conclui, recordando que o portal “estará ao dispor de todos os profissionais de saúde, de todas as unidades, da ULS de Coimbra”.

A ULS de Coimbra é uma referência nacional na investigação científica, destacando-se como um dos centros portugueses com maior número de ensaios clínicos em curso, com especial foco nas doenças
cardiovasculares, neurológicas e oncológicas.

A ULS de Coimbra tem uma equipa com cerca de 25 pessoas inteiramente dedicadas à investigação clínica, que apoiam 92 ensaios clínicos ativos, correspondendo a 42 investigadores principais diferentes, 256 novos estudos sem intervenção aprovados só em 2023 e 20 projetos de inovação & desenvolvimento com financiamento competitivo. Também em 2023, os profissionais da ULS de Coimbra publicaram 298 artigos científicos, demonstrando a dinâmica e cultura de investigação da Instituição.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE