Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

União Europeia apoia projeto “Lugares Património Mundial do Centro” com 2 milhões de euros

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 09-05-2017

 

PUBLICIDADE

O Turismo Centro de Portugal viu ser aprovada uma candidatura a fundos comunitários, no valor de 2 milhões de euros, para promoção dos “Lugares Património Mundial do Centro”, nomeadamente o Mosteiro da Batalha, o Mosteiro de Alcobaça, o Convento de Cristo e a Universidade de Coimbra, Alta e Sofia. A candidatura está inserida no Programa Operacional da Região Centro 2020.

universidade de coimbra

PUBLICIDADE

publicidade

A candidatura foi liderada pelo Turismo do Centro e tem como parceiros beneficiários os municípios de Alcobaça, da Batalha, de Coimbra e de Tomar e a Universidade de Coimbra.

Os quatro sítios reconhecidos pela UNESCO irão repartir a verba, na realização e promoção de iniciativas que valorizem os monumentos e atraiam visitantes. O programa agora aprovado desenrola-se ao longo de dois anos (2017 e 2018) e organiza-se em cinco ações: Envolvimento da Comunidade; Serviço Educativo; Programação Cultural em Rede; Hospitalidade Turística; e Comunicação.

PUBLICIDADE

“Esta candidatura assume uma grande importância para a estratégia do Turismo Centro de Portugal. A nossa região oferece quatro sítios classificados como Património da Humanidade pela UNESCO e deve tirar partido dessa diversidade. No ano passado criámos a Rede de Património Mundial do Centro de Portugal, que une Coimbra, Tomar, Alcobaça e Batalha, para potenciar o valor turístico dos quatro locais e estimular estratégias e intervenções comuns. A candidatura surgiu na sequência desse passo decisivo”, explica Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.

“Os fundos a que concorremos vão permitir promover o património, a história e a cultura dos quatro sítios, mas também, a partir deles, evidenciar todo o Centro de Portugal. É um trabalho conjunto que ainda não tinha sido feito”, acrescenta.

Pedro Machado refere ainda a procura crescente por parte dos turistas de locais classificados: “O produto cultural é o mais procurado pelos turistas. Dos mil milhões de turistas registados em todo o mundo em 2013, 40% procuravam turismo cultural e este é o setor do turismo que apresenta um crescimento mais rápido”.

É de assinalar que, entre 2012 e 2016, se registou uma tendência de crescimento na procura destes espaços patrimoniais no Centro de Portugal, com especial destaque para a Universidade de Coimbra – Alta e Sofia, que no ano de 2016 recebeu cerca de 450 mil visitantes, seguindo-se-lhe o Mosteiro da Batalha (396.423), o Convento de Cristo (295.808) e o Mosteiro de Alcobaça (226.516).

No total, os quatro Lugares Património Mundial do Centro receberam, durante o ano de 2016, mais de 1,3 milhões de visitantes.

No âmbito específico dos Monumentos Nacionais geridos pela Direção Geral do Património Cultural, destaca-se ainda o facto de no, mesmo ano, o Convento de Cristo, o Mosteiro de Alcobaça e o Mosteiro da Batalha representarem, no seu conjunto, cerca de 32% do total de visitas a esses Monumentos (e se excluirmos o Mosteiro dos Jerónimos, esse valor ultrapassa os 53%).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com