Desporto

União 1919 presta homenagem à equipa do “Milãozinho”

António Alves | 5 meses atrás em 02-12-2023

A equipa sénior de 1983 do União de Coimbra foi apelidada de “Milãozinho”. Tudo porque, nessa temporada, a formação da Cruz de Santiago não sofreu qualquer derrota, tal como aconteceu com a formação italiana. Esta sexta-feira, 1 de dezembro, a direção do União 1919 prestou-lhe homenagem durante a Gala União 2023.

PUBLICIDADE

Perante oito centenas de pessoas (segundo dados da organização), os atletas treinados por Fernando Niza recordaram uma época “perfeita” que só não acabou com a conquista do título nacional porque, como lembrou o “capitão” da altura Freitas, perderam nos pontapés de grande penalidade.

Numa noite de grande fervor clubístico, e que demonstra o crescimento dos últimos anos do clube da Arregaça, foram recordados os melhores momentos da época passada e atribuídos diversos prémios Cruz de Santiago e “Vai Tudo”.

PUBLICIDADE

A cerimónia arrancou com a homenagem aos primeiros 25 sócios do clube.

A saber: José Gonçalves, Rosa Costa, José Diogo, Diamantino carvalho, Claudino Lopes, Fernando Silva Pinheiro, Mário Ferreira, José Carvalho, Quirino Adelino, Domingos Santos, Vítor Silva, David Oliveira, Amadeu Baptista, José Frias, Artur Conceição, Manuel Jesus, José Fernandes, Ilídio Falcão, António Pinto, António Almeida, Mário Oliveira, Rui Bento e Vítor Ramos.

PUBLICIDADE

publicidade

Carregue na galeria e veja os principais premiados da noite unionista

A equipa de bilhar-pool e os atletas da secção de Natação que foram chamados à seleção nacional e obtiveram recordes regionais receberam a distinção do clube. No futsal, o destaque foi para a formação sub-17 de futsal que ganhou o título regional e a taça da Associação de Futebol de Coimbra (AFC), para a equipa sub-19 que conquistou a Taça de Encerramento da AFC e para o atleta de futsal Vasco Seco que já marcou 41 golos em três campeonatos nacionais.

No futebol de praia, o União 1919 venceu os troféus dos escalões de sub-12 e sub -11, enquanto no futebol a conquista da Taça AFC em sub-17  e o regresso aos nacionais da formação feminina de sub-15 também foram lembrados nesta gala.

Quanto aos Prémios “Vai Tudo”, os adeptos do ano foram Pedro Ribeiro e Gonçalo Paixão e os colaboradores do ano são Paulo Santos, Ricardo Freire, José Santos, Adelino Santos e Gonçalo Estanqueiro.

Já na categoria Mérito, a distinção coube a João Borges e à funcionária Carla Oliveira, enquanto na Excelência o prémio foi entregue ao primeiro presidente do clube, João Trindade.

Relativamente aos Prémios Cruz de Santiago, a Gratidão coube a Armando Gonçalves (presidente da Assembleia Geral), o sócio do Ano foi a Casa Costa e os delegados do ano foram Nuno Mendes, Vasco Sabrosa e Rita Gonçalves.

Ricardo Queiroz levou o Prémio Diretor do Ano, enquanto os Patrocinadores do Ano foram Filipe Bandeira (Alves Bandeira), Paulo Bastos, Pedro Martins e Gonçalo Santos (Voltenergy) e Artur Figueiredo, Rui Neves e Daniel Afonso (Projedomus).

A Atleta do Ano foi Alana Matias (Natação); os atletas formação do ano foram Fábio Ferreira (futsal) e Matilde Carvalho (futebol feminino); o atleta sénior do ano coube a Pedrinho (futebol) e o treinador do ano foi o técnico da equipa sénior João Pedro Duarte. 

A equipa sénior que, na época passada, conquistou o título distrital e garantiu a subida ao Campeonato Nacional foi a última homenageada da noite.

Veja os diretos Notícias de Coimbra com as várias homenagens

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE