Coimbra

Uma tonelada de sardinha solidária em Coimbra

Notícias de Coimbra | 6 meses atrás em 11-06-2025

Imagem: Depositphotos

Festival das Sardinhas realiza-se no Parque Manuel Braga.

Entre os dias 13 e 15 de junho, a União das Freguesias de Coimbra promove uma nova edição do Festival das Sardinhas. Durante estas datas, no horário entre as 19:00 e as 23:00, é possível saborear três sardinhas assadas, acompanhadas de batata e salada, pelo preço de 6,50 euros.

“É o mesmo preço do ano passado, não subimos um centavo, embora o cabaz alimentar, como todos sabemos, tem continuado a subir”, afirmou na apresentação o presidente da União das Freguesias de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

João Francisco Campos revelou que os lucros deste evento revertem na totalidade para as 14 instituições da freguesia que participam na iniciativa.

A saber: Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Coimbra, Grupo de Concertinas Sons de Casconha, Associação Cultural Salatina, Grupo Etnográfico Região de Coimbra, Confraria da Nossa Senhora da Piedade e S. Simão, Centro Social e Cultural 25 de Abril, Centro Social e Paroquial da Pedrulha, Grupo Folclórico de Coimbra, Agrupamento 358 (Sé Nova), Agrupamento 355 (Montes Claros), Agrupamento 668 (Pedrulha), FNA Núcleo Cidade de Coimbra, Moleirinhas de Casconha e Cáritas Diocesana de Coimbra.

Para além de assarem e servirem as sardinhas, todas estas insitutições vão ajudar à animação do local, bem como disponibilizar outros pratos como o caldo verde ou doces como, por exemplo, o arroz doce.

A sardinha que irá ser servida – uma tonelada – é congelada, devido a questões de mas o autarca garante que “é de muita qualidade”.

“É a sardinha da matança congelada em água salgada, e portanto mantida dessa forma durante o período de congelamento. Por razões de higiene e segurança, não podia ser de outra forma, como devem compreender”, afirmou.

Veja o Direto NDC com a apresentação do Festival da Sardinha

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE